PUBLICIDADE

Regi√£o / Economia

CDHU alerta para golpe do boleto de cobrança falso pelo WhatsApp

Da Redação

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão ligado à Secretaria de Estado da Habitação, alerta para a ação de golpistas que entram em contato com mutuários pelo WhatsApp para fazer cobranças falsas e oferecer acordos para saldar dívidas.

Os estelionat√°rios se fazem passar por funcion√°rio da CDHU, oferecem negocia√ß√£o da d√≠vida com grandes descontos e enviam os boletos falsos pelo WhatsApp ou por e-mail que n√£o pertence √† CDHU. Os endere√ßos de e-mail oficiais da CDHU terminam sempre com @cdhu.sp.gov.br ou @apoiocdhu.sp.gov.br. A empresa n√£o usa e-mail p√ļblico (gmail, hotmail, ig e outros).

Para enganar os mutu√°rios, os fraudadores afirmam que est√£o enviando a mensagem pelo aplicativo porque os postos presenciais da CDHU est√£o fechados e a Central de Atendimento Al√ī CDHU (0800) est√° inoperante por conta da pandemia.

De acordo com a CDHU,  a Central de Atendimento nunca deixou de funcionar durante todo período de pandemia e os escritórios regionais possuem regras especificas de atendimento presencial, em respeito às leis locais, e isso está informado no site da CDHU, entretanto, estão permanentemente disponíveis pelos telefones regionais e e-mail institucional.

Al√©m disso ,segundo a companhia, n√£o existe negocia√ß√£o ou emiss√£o de¬† boletos por WhatsApp; nem solicita√ß√£o de qualquer tipo de dep√≥sito ou transfer√™ncia banc√°ria ou PIX para pagamento de boletos ou quita√ß√£o de d√©bitos; e seus boletos s√£o emitidos apenas pela Caixa Econ√īmica Federal ou Banco do Brasil, cujos c√≥digos de barras iniciam com 104 ou 001.

Outra orienta√ß√£o √© conferir sempre o nome do titular e o endere√ßo do im√≥vel impressos no boleto. Em caso de d√ļvida, a alternativa √© a consulta aos canais oficiais, como o site http://www.cdhu.sp.gov.br ou ligue para o Al√ī CDHU: 0800 000 2348, que est√° operando normalmente. Para consultas presenciais o mutu√°rio pode procurar um dos Postos do Poupatempo, onde o atendimento est√° funcionando.

Imagem: Thomas Ulrich/Pixabay