PUBLICIDADE

Regi√£o / Economia

Guarujá celebra Dia de Santo Amaro com programação a partir de segunda-feira (10)

Da Redação

Hospital, comunidade, rio, fortaleza e at√© √°rea de preserva√ß√£o ambiental levam o seu nome em Guaruj√°. Este √© Santo Amaro, padroeiro da Cidade, que tem seu dia celebrado no pr√≥ximo dia s√°bado (15), feriado municipal institu√≠do por meio da Lei Federal n¬ļ 605, de 5 de janeiro de 1949.

Conhecido principalmente pelo milagre de salvar um garoto de um afogamento andando sobre as √°guas, Santo Amaro ter√° seu dia celebrado no Munic√≠pio com extensa programa√ß√£o ao longo de uma semana inteira. As a√ß√Ķes come√ßam nesta segunda-feira (10) e prosseguem at√© s√°bado (15), em diversos pontos da Cidade.

O cronograma inclui entregas de uma nova creche no Perequ√™, reformas de quadra esportiva e unidade de sa√ļde, pavimenta√ß√£o de vias, formaliza√ß√£o de cess√£o de √°rea municipal √† nova sede da 2¬™ Cia da Pol√≠cia Militar e inaugura√ß√£o da fonte interativa musical na Pra√ßa dos Expedicion√°rios, entre outras apresenta√ß√Ķes culturais.

Além disso, a semana do Padroeiro de Guarujá terá a tradicional programação religiosa, com missa e carreata na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro РMatriz de Guarujá, no Centro, e tríduo na Capela de Santo Amaro, em Vicente de Carvalho.

Santo Amaro andou sobre as √°guas ao salvar garoto de afogamento

Também conhecido como Mauro, Santo Amaro nasceu em Roma, na Itália, no século VI. Entrou muito cedo para a vida religiosa e se tornou beneditino aos 12 anos de idade. Foi apontado como um exemplo de virtude, obediência e abertura à ação do Espírito Santo.

O milagre mais famoso do santo ‚Äď o qual teria sido um dos grandes respons√°veis pela sua canoniza√ß√£o ‚Äď √© uma vis√£o de S√£o Bento, de um jovem se afogando em um pequeno rio. Bento, ent√£o, teria chamado Amaro e pedido a ele que tentasse salvar o garoto. O santo focou de tal modo na realiza√ß√£o desta tarefa que, sem notar, andou sobre as √°guas, resgatando o menino.

Amaro foi enviado por São Bento à Gália para fundar um mosteiro. Ele o governou por um espaço de 40 anos e lá faleceu aos 72 anos, vítima de uma peste que também levou muitos dos seus monges.

Em Guarujá, a primeira manifestação religiosa em louvor a Santo Amaro aconteceu em 1545, dois anos após o batismo da ilha, quando o comerciante português José Adorno mandou construir uma capela para o santo. Apesar de não haver qualquer vestígio desse templo, acredita-se que ele teria sido erguido na localidade hoje conhecida como Santa Cruz dos Navegantes.

Confira a programação completa:

SEGUNDA-FEIRA (10)

15 horas ‚Äď Assinatura do contrato para reforma do Centro de Conviv√™ncia da Adisa (Associa√ß√£o dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro)

O ato formaliza o início das obras de reforma do equipamento, orçado em R$ 475,6 mil. As melhorias no espaço devem ser concluídas em um prazo de cinco meses.

Local: Sede da Adisa, à Rua Josefa Hermínia Caldas, 534 РJardim Progresso

 

TERÇA-FEIRA (11)

11 horas ‚Äď Entrega de T√≠tulos de Regulariza√ß√£o Fundi√°ria de Santa Cruz dos Navegantes

Nesta primeira fase, a Secretaria Municipal de Habitação fará a entrega de mais de 100 títulos de regularização, de um total de 350, previstos para serem entregues ao longo de 2022.

Local: Escola Estadual Nossa Senhora dos Navegantes, na Rua Orlando Botelho Ribeiro, em Santa Cruz dos Navegantes

15 horas ‚Äď Inaugura√ß√£o da Central de Vacinas

Entrega da Central de Vacinas do Munic√≠pio, que vai funcionar dentro da Unidade de Sa√ļde da Fam√≠lia (Usafa) Jardim dos P√°ssaros. Mais moderno e melhor equipado, o espa√ßo teve as obras finalizadas no ano passado e abastecer√° toda a rede municipal de sa√ļde no trabalho de imuniza√ß√£o.

Local: Usafa Jardim dos P√°ssaros, na Rua Rouxinol, 25, no Jardim dos P√°ssaros.

 

QUARTA-FEIRA (12)

10 horas ‚Äď Entrega das primeiras 40 vias contempladas pelo projeto de macrodrenagem do Rio do Meio

Visando a redução de pontos de alagamentos, a Prefeitura vai entregar as primeiras 40 vias dos bairros Vila Ligya e Santa Rosa já revitalizadas. O serviço integra as obras de macrodrenagem do Rio do Meio.

Local: Avenida Manoel da Cruz Michael com a Rua Azuil Loureiro, no Santa Rosa

15 horas ‚Äď Formaliza√ß√£o da loca√ß√£o da Casa Artemis, entrega do CadM√≥vel e de mais um ve√≠culo para o Conselho Municipal do Idoso

Casa Artemis ‚Äď Formaliza√ß√£o da loca√ß√£o do novo espa√ßo para fomento dos servi√ßos da Casa Artemis, que presta acolhimento institucional √†s mulheres v√≠timas de viol√™ncia.

CadM√≥vel ‚Äď A partir deste m√™s, a Cidade contar√° com uma Unidade M√≥vel do Cadastro √önico (CadM√≥vel), que percorrer√° a Cidade no atendimento de inclus√£o e atualiza√ß√£o do Cadastro √ônico, que d√° acesso a diversos programas sociais do Governo Federal.

Conselho do Idoso ‚Äď O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) recebeu a doa√ß√£o de um ve√≠culo zero quil√īmetro e um kit de moderniza√ß√£o. Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar da deputada federal Rosana Valle e fazem parte do Programa Federal de Equipagem e de Moderniza√ß√£o da Infraestrutura dos √ďrg√£os, das Entidades e das Inst√Ęncias Colegiadas de Promo√ß√£o e de Defesa dos Direitos Humanos, o Pr√≥-DH.

Local: Pa√ßo Moacir dos Santos Filho, na Avenida Santos Dumont, 800, Santo Ant√īnio

19h30 ‚Äď Festa de Santo Amaro (1¬ļ dia do tr√≠duo)

Local: Capela Santo Amaro, na Rua Waldemar Tangary, 316, no Jardim Conceiçãozinha

 

QUINTA-FEIRA (13)

10 horas ‚Äď Apresenta√ß√£o do Programa Pr√≥-Guaruj√° ‚Äď Lei de Incentivos Fiscais

Para fomentar novos investimentos por meio de incentivos fiscais e assim gerar novas oportunidades de emprego, desenvolvimento e renda, a Prefeitura lan√ßa o Programa de Desenvolvimento da Economia e Atra√ß√£o de Investimentos (Pr√≥-Guaruj√°), uma iniciativa arrojada de cunho econ√īmico.

Local: Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350, no Jardim Tejereba)

15 horas ‚Äď Entrega da Pavimenta√ß√£o da Rua Oper√°ria, no S√≠tio Concei√ß√£ozinha

Utilizando recursos próprios, a Prefeitura finalizou a nova pavimentação da via, que possui 510 metros de extensão. Anteriormente, a via também recebeu novas guias e sarjetas.

Local: Rua Operária, no Sítio Conceiçãozinha

16h30 – Entrega da Quadra Esportiva da Escola Municipal Doutor Napole√£o Rodrigues Laureano

Equipamento foi totalmente revitalizado e vai beneficiar mais de 1.200 alunos matriculados para a prática de modalidades esportivas. Concluída no ano passado, a obra conta com mais um vestiário e nova iluminação, entre outras melhorias.

Local: Avenida Osvaldo Aranha, 365, no Jardim Maravilha, em Vicente de Carvalho

19h30 ‚Äď Festa de Santo Amaro (2¬ļ dia do tr√≠duo)

Local: Capela Santo Amaro, na Rua Waldemar Tangary, 316, no Jardim Conceiçãozinha

 

SEXTA-FEIRA (14)

10 horas ‚Äď Entrega de nova creche no Perequ√™

Prefeitura firmou mais um conv√™nio e entrega o N√ļcleo de Educa√ß√£o Infantil Conveniado (Neic) Professora M√°rcia Munhoz. A unidade come√ßa a funcionar em fevereiro e promover√° o atendimento de 100 crian√ßas.

Local: Rua Rio Branco, 256 (em frente √† unidade de sa√ļde)

11 horas ‚Äď Entrega da Reforma da UPA Perequ√™

Com espa√ßos ampliados e mais adequados √†s normas da Vigil√Ęncia Sanit√°ria, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) An√≠bal Arden dos Reis

passou por uma reforma significativa e um amplo processo de reconstrução.

Local: Estrada Guarujá Bertioga KM 7, no Perequê

15 horas ‚Äď Assinatura do Termo de Cess√£o de √Ārea P√ļblica √† 2¬™ Cia da PM, an√ļncios do programa Cidade Segura e apresenta√ß√£o do Grupamento Tur√≠stico da Guarda Civil Municipal (GTur-CM)

A √°rea p√ļblica para o Batalh√£o da PM fica no Jardim Boa Esperan√ßa e abrigar√° o efetivo de 110 policiais, que atuar√£o na √°rea de Vicente de Carvalho, Morrinhos e Vila Zilda. Outra novidade √© o Grupamento Tur√≠stico da Guarda Civil Municipal (GTur-GCM), equipe especializada no patrulhamento ostensivo e preventivo diariamente nos pontos tur√≠sticos, orla da praia e rede hoteleira.

Local: Rua Capit√£o Alberto Mendes J√ļnior, 225, no Jardim Boa Esperan√ßa

19 horas ‚Äď Entrega da Fonte da Pra√ßa dos Expedicion√°rios; apresenta√ß√Ķes da Big Band, Ballet Arte em Movimento Ana Zuchi e Jo√£ozinho do Acordeon

A popula√ß√£o vai ganhar uma nova atra√ß√£o tur√≠stica: uma fonte interativa musical instalada na Pra√ßa dos Expedicion√°rios. O espa√ßo disp√Ķe de 115 jatos de √°gua, ilumina√ß√£o e sonoriza√ß√£o embutidos. Ap√≥s a entrega do espa√ßo, o p√ļblico poder√° conferir apresenta√ß√Ķes musicais e culturais.

Local: Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras

19h30 ‚Äď Festa de Santo Amaro (√ļltimo dia do tr√≠duo)

Local: Capela Santo Amaro, na Rua Waldemar Tangary, 316, no Jardim Conceiçãozinha

 

S√ĀBADO (15) ‚Äď Dia do Padroeiro ‚Äď Feriado Municipal

17 horas ‚Äď Carreata com a Imagem de Santo Amaro

Local: saída da Praça da Igreja Matriz, na Avenida Puglisi, no Centro

17h30 ‚Äď Festa de Santo Amaro

Missa Campal e apresentação do Coral Municipal

Local: Capela Santo Amaro, na Rua Waldemar Tangary, 316, no Jardim Conceiçãozinha

19 horas ‚Äď Missa Campal e apresenta√ß√£o de Coral Municipal

Local: Praça da Matriz, na Avenida Puglisi, no Centro

Foto: Diego MarchiPMG