PUBLICIDADE

Região / Economia

Varejo na região do Litoral cria 1.099 empregos formais em dezembro, aponta SincomércioBS

Em dezembro de 2017, o comércio varejista da região do Litoral paulista criou 1.099 postos de trabalho, resultado de 3.205 admissões contra 2.106 desligamentos. O bom desempenho no último mês do ano, no entanto, não foi suficiente para impedir o resultado negativo no acumulado de 2017, já que 562 vagas celetistas foram fechadas no varejo da região. Assim, o setor encerrou o ano com um estoque total de 82.551 trabalhadores formais, retração de 0,7% em relação a 2016. 

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista (PESP Varejo), do Sindicato do Comércio  Varejista da Baixada Santista (SincomércioBS), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Das nove atividades analisadas, seis registraram redução no número total de empregos formais em relação a dezembro de 2016, com destaque para as lojas de vestuário, tecidos e calçados (-3,2%); materiais de construção (-2,8%); e concessionárias de veículos (-2,5%).

Os setores de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (3,2%); farmácias e perfumarias (2%); e de autopeças e acessórios (1,9%) foram os únicos que apontaram crescimento na mesma base de comparação.