PUBLICIDADE

Região / Educação

Roda de conversa com professores escritores abre “Movimento Leia SV”

Da Redação

Uma roda de conversa entre cinco professores da rede municipal abre, às 18h30 desta segunda-feira (18), a 5ª edição do Movimento Leia São Vicente. O encontro será no Colégio Nascimento (Vila São Jorge), com transmissão pelo YouTube.

Damiana Albuquerque, Raquel Vieira, Regina Travassos, Renato Pirauá e Vania Andrade falarão sobre a importância da leitura no ambiente escolar, como ferramenta transformadora na sociedade. Os cinco docentes estão diretamente conectados ao mundo literário, com Damiana, Regina, Renato e Vânia tendo livros publicados, e Raquel, com o perfil do Instagram CaRa Leitura (@caraleitura), que une amantes desse universo, promovendo a literatura infantil por meio de encontros, saraus e mediação de livros.

Abordando a importância da leitura do livro na educação, o debate vai ao encontro do tema deste primeiro momento do Leia SV em 2022: Ler para Superar.

“Essa abertura do Movimento homenageia nossas raízes vicentinas através de cinco queridos autores/professores da nossa rede de ensino”, destaca a supervisora de orientação pedagógica Secretaria de Educação (Seduc), Luciana Meireles. Esses professores representam a gama de educadores da rede municipal que trabalham o livro e a leitura em sala de aula, propiciando aos alunos um acesso cada vez maior à literatura.

Responsável pelo Núcleo da Primeira Infância da Seduc, Elaine Dellamonica destaca que o momento pós-pandêmico traz muitos desafios no ambiente escolar, dentre os quais a lacuna que ficou na aprendizagem dos alunos. “O livro e a leitura são fortes aliados no desenvolvimento de forma integral, pois mexem com as emoções por meio do encantamento, apresentando novos contextos através da delicadeza e da sutileza da literatura”, apontou.

AO VIVO

A abertura do Movimento Leia SV terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=x4fgJ4l_J6s. A ação traz a reflexão sobre a importância da leitura e dos livros na sala de aula. A mesa redonda composta pelos cinco professores terá na mediação a professora Camila Chiara.

“Pedimos que venham todos conosco, para se encantar, refletir e superar”, concluiu Elaine Dellamonica.

O projeto tem como objetivo trabalhar a leitura das crianças nas unidades municipais da Cidade, acontecendo em dois momentos do ano letivo (abril e novembro). Neste primeiro, as ações seguem até quarta-feira (20).