De uns 500 quilos para cerca de três toneladas, o hipopótamo Ramon completa 15 anos desde sua chegada ao Parque Ecológico Engenheiro Tércio Garcia (Rua Anita Costa, s/n – Vila Voturuá) neste sábado (21). O queridinho do local, que anima os visitantes na hora das refeições e que até foi mascote dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) do ano passado, ‘debuta’ no sexagésimo quinto aniversário de seu lar.
Sua história com São Vicente começou aos seus oito meses de idade, quando veio ao Município após desmamar de sua mãe no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP). Foi acolhido em clima de festa, já que sua vinda foi motivada pelas comemorações de meio século de existência do Parque vicentino.
Desde então, Ramon conquistou corações. Uma de suas companheiras fiéis é a bióloga Carla Cerqueira, que cuida do hipopótamo desde setembro de 2004. “Pra mim, é como se ele fosse um filho. Meu carinho e meu amor por ele são incondicionais”, revela.
Ela conta que quando o animal está feliz, dá cambalhotas dentro d’água e gira as orelhas. Além disso, ele reconhece toda a equipe pela voz e pelo cheiro. Outra curiosidade é que, geralmente, ele sai da água sozinha no horário de seu lanche. “E, quando ele não quer sair da água, sai ao ouvir minha voz”, complementa, com orgulho.
Carla, que trabalha há 17 anos no Parque Ecológico, é a responsável pelo manejo e pela educação ambiental do local. A bióloga cuida de dieta, recinto, enriquecimento ambiental, realização dos treinos de condicionamento e estudo do comportamento das espécies silvestres. “Amo todos, mas o Ramon é meu grande xodó. É um dos animais que acompanho há mais tempo”, confessa.
A profissional sente muito prazer ao falar sobre seu ‘xodó’ e conta uma das histórias mais marcantes e engraçadas que aconteceu com Ramon. Segundo ela, quando o mamífero veio para o Parque, haviam dito que se tratava de uma fêmea e São Vicente até havia escolhido um nome para ‘batizar’ o animal.
“A Prefeitura fez um concurso para decidir o nome, e o vencedor foi Hannah. Demorou bastante tempo para sabermos que era um meninão. Então, para consertar a situação, o tratador Benevaldo Lima procurou um nome parecido com Hannah e o batizou de Ramon, que é como o chamamos até hoje”, fala Carla. Isso ocorreu porque, de acordo com a bióloga, o sexo dos hipopótamos é interno, e os machos só expõem seu órgão reprodutor na hora de fazer as necessidades.