A ação policial foi desencadeada no fim de dezembro do ano passado. Porém, a 2° e 3° fase dela, que desencadeou um grande reforço policial, aconteceram após a morte do soldado da Rota, Samuel Wesley Cosmo, no dia 2 de fevereiro, em Santos.

Foto: Divulgação / PM
Da redação
A Operação Verão chegou a 30 mortos, superando a Operação Escudo de 2023. A 29 ° morte aconteceu na segunda-feira (19), no Morro São Bento, em Santos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), um foragido da Justiça, identificado como Ivanilton Ferreira de Andrade Junior, de 37 anos, foi baleado durante um patrulhamento da PolÃcia Militar (PM).
Conforme a apuração, Ivanilton estava subindo a Rua Santa Luzia com uma mochila, quando foi abordado pelos agentes, momento que ele sacou uma pistola. Um policial tentou desarmá-lo, os dois entraram em luta corporal e o agente atirou. Outro PM também chegou a balear o suspeito. O homem foi socorrido e levado ao pronto-socorro, mas não resistiu.
Com ele, foram encontrados e apreendidos cinco celulares, R$ 1.711,00, três cadernos e um bloco com anotações referentes à venda de drogas, balança de precisão, maquininha de cartão, quatro cartões bancários e 13 documentos de identidade.
Segundo a SSP, a arma usada por Ivanildo foi roubada em 2023 de um policial militar. Ele estava foragido desde janeiro de 2022, quando deixou a penitenciária durante uma saidinha temporária.
30° morte
VÃdeo: Vivendo na Baixada
A 30° morte aconteceu na tarde desta terça-feira (20), no bairro Saboó, em Santos. Um homem, de 30 anos, morreu após entrar em confronto com policiais militares, na Rua Cananéia, por volta das 12h. Ainda de acordo com a pasta, os policiais faziam uma operação pelo local, quando o suspeito fugiu de uma tentativa de abordagem e se escondeu em uma casa. Em seguida, ele atirou contra os agentes, que intervieram.
O suspeito foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.
As armas utilizadas pelos policiais foram apreendidas. Com o suspeito foram apreendidas uma pistola calibre .380 com a numeração suprimida, 490 porções de maconha, 616 porções de crack, 205 porções de cocaÃna, um rádio transmissor e um celular.
O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, localização/apreensão de objeto, drogas sem autorização ou em desacordo e tentativa de homicÃdio, no 5º Distrito Policial (DP) de Santos.
3° fase da Operação Verão

Foto: Reprodução
Durante a 3° fase da Operação Verão na Baixada Santista, iniciativa voltada ao combate à criminalidade e a garantia da segurança da população, 706 criminosos foram presos, incluindo 261 procurados pela Justiça. Além disso, foram apreendidos 509 quilos de drogas e 81 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito. Até o momento, 30 pessoas morreram em confronto com a polÃcia.
A ação policial foi desencadeada no fim de dezembro do ano passado. Porém, a 2° e 3° fase dela, que desencadeou um grande reforço policial, aconteceram após a morte do soldado da Rota, Samuel Wesley Cosmo, no dia 2 de fevereiro, em Santos. KaÃque Coutinho do Nascimento, conhecido como “Chip”, de 21 anos, foi preso em Uberlândia, Minas Gerais, e é acusado de matar o agente.Â
Operação EscudoÂ

Foto: Reprodução
Com os ocorridos, a Operação Verão passou a Operação Escudo de 2023, onde 28 pessoas morreram. A ação aconteceu após a morte do soldado da equipe de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Patrick Reis, na Vila Zilda, em Guarujá, no final de julho.
Além de Reis, que foi baleado no tórax, outro agente foi ferido, mas na mão esquerda. Ele foi conduzido ao Hospital Santo Amaro (HSA), onde realizou um procedimento e foi liberado.
Erickson David da Silva, conhecido como “Deivinho” foi preso após se entregar na noite de 30 de julho, na Capital. Ele é acusado de matar o agente.Â
No perÃodo, as forças policiais apreenderam quase 1 tonelada de drogas. Também foram retiradas das mãos de criminosos 119 armas ilegais, incluindo fuzis e submetralhadoras. 976 criminosos foram presos, sendo que desse total, 388 estavam foragidos. Outros 70 adolescentes infratores foram apreendidos.