Durante a operação, os agentes prenderam 9 pessoas e um adolescente, de 15 anos.
Foto: Divulgaçã0 / Polícia Civil
Da redação
Policiais Civis da Delegacia Seccional de Santos e do Distrito de Cubatão realizaram realizaram três operações, prenderam 9 pessoas e um adolescente, de 15 anos, e 3,5 toneladas de cobre, que foram furtados nos últimos meses de uma empresa siderúrgica em Cubatão.
A primeira ação de campo, ocorrida no início da madrugada desta quarta-feira (13), os investigadores conseguiram prender em flagrante 7 homens e o adolescente. Com eles, estavam 200 kg de cobre.
Em continuidade as diligências, na tarde do mesmo dia, os agentes foram até um ferro-velho, em São Vicente, pois as investigações em curso apontavam que toda a carga furtada era vendida nesse comércio.
Ao chegar no local, os agentes apreenderam um caminhão com 4 “bags” com cobre que totalizaram 1,2 toneladas. O motorista, de 38 anos, e o proprietário do comércio, de 44, foram autuados por receptação qualificada.
Os policiais civis descobriram, por meio dessas ações de campo, que parte desse material subtraído era levado até um comércio de metais, situado na Avenida Marcondes de Brito, em São Paulo.
Na tarde de quinta-feira (14), os investigadores foram até esse comércio e localizaram 2 toneladas do mesmo tipo de cobre subtraído da siderúrgica em Cubatão. O proprietário não estava no local e foi indiciado pelo crime de receptação qualificada.
“As pessoas identificadas nessa investigação demonstraram habitualidade e estabilidade na empreitada criminosa de furtos de cobre, ficando caracterizada a associação criminosa formada para o cometimento desses delitos”, disse o Delegado Seccional de Polícia, Dr. Rubens Eduardo Barazal Teixeira.
A Polícia Civil continua com as ações de campo para inibir esse comércio ilegal de materiais furtados. Informações que auxiliem os trabalhos investigativos podem ser concedidas de forma anônima via telefone 181 (Disque Denúncia).