PUBLICIDADE

Região / Polícia

Unidades prisionais da regi√£o vivem dia de fugas em Mongagu√° e SV

Da Redação

Duas fugas de detentos movimentaram a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP0 nesta sexta-feira (5). Uma foi em Mongaguá, e a outra, em São Vicente. Ainda há presos a serem recapturados nas duas unidades prisionais.

Mongagu√°

Ao todo, 11 presos do regime semiaberto se evadiram do Centro de Progress√£o Penitenci√°ria ‚ÄúDr. Rubens Aleixo Sendin‚ÄĚ, o CPP de Mongagu√°, nesta sexta-feira, dia 5. Desses, j√° foram recapturados 6 presos. Neste momento, a Pol√≠cia Militar auxilia os servidores da SAP para a recaptura dos 5 presos evadidos.

A evasão ocorreu por volta das 11h quando um agente escalado numa torre de segurança flagrou presos correndo em direção ao alambrado que cerca a unidade. Imediatamente o alarme foi acionado e uma equipe plantonista se deslocou até o local, mas os presos conseguiram evadir.

A direção do CPP de Mongaguá abriu Procedimento Apuratório Preliminar e Disciplinar para averiguação dos fatos.

S√£o Vicente

A Secretaria da Administra√ß√£o Penitenci√°ria (SAP) informa que 9 presos do regime semiaberto se evadiram da Penitenci√°ria 2 de S√£o Vicente. A Pol√≠cia Militar foi acionada e esteve na unidade para coleta de informa√ß√Ķes e aux√≠lio nas buscas.

O fato ocorreu por volta de meia-noite e meia, quando agentes do período noturno perceberam uma movimentação estranha próxima ao muro do presídio. Imediatamente, uma equipe de servidores se deslocou até o local e flagrou os presos correndo em direção à vegetação que circunda a unidade. Para isso, os presos cortaram a grade da janela de um banheiro e o alambrado da ala e, em seguida, escalaram o muro para se evadirem.

A direção da Penitenciária 2 de São Vicente abriu Procedimento Apuratório Preliminar e Disciplinar para averiguação dos fatos.

Regress√£o

A SAP ressalva que as alas de regime semiaberto n√£o disp√Ķem de vigil√Ęncia armada nem de altas muralhas. A perman√™ncia dos presos nesse regime se d√° mais pelo senso de autorresponsabilidade do que por mecanismos de vigil√Ęncia. Pela evas√£o, os presos perder√£o o direito ao semiaberto, regredindo ao fechado.