Da Redação
O Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista (Gapa/BS) voltou a distribuir – gratuitamente – kits com material de autotestagem para detecção do vÃrus HIV. O autoteste é feito a partir da coleta de uma gota de sangue; o interessado leva o kit para casa e o resultado acontece em poucos minutos.
Dessa forma, segundo a presidente do Gapa, Nanci Alonso, a pessoa pode fazer o teste onde se sentir mais confortável. “O teste é muito simples de fazer e funciona da mesma forma que os testes rápidos utilizados em serviços de saúde, com a diferença que é feito pelo próprio interessado. É só seguir o passo a passo”, diz Nanci.
Na rede de farmácias, o kit de autotestagem custa em torno de R$ 90. Para obtê-lo gratuitamente, o interessado vai à sede do Gapa (Av. Epitácio Pessoa, 278, Embaré, em Santos), de segunda a sexta, das 13h às 17h, onde recebe orientação de forma sigilosa. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelas redes sociais do Gapa, ou pelo telefone 3222-3109.
Alta sensibilidadeÂ
O produto possui alta sensibilidade (99,9%) além de ser indicado para uso doméstico, como um autoteste de triagem inicial. O kit consegue detectar a presença do vÃrus HIV (tipo 1 e 2), além de agentes causadores da Aids. O vÃrus HIV ataca células do sistema imunológico e destrói glóbulos brancos.
O material fornecido pelo Gapa vem com frasco de solução; manual de instrução; lanceta automática estéril; dispositivo de coleta de amostra; curativo adesivo e sachê com álcool. Amostras reativas devem ser confirmadas por um teste complementar, diretamente no Centro de Testagem e Acolhimento.