PUBLICIDADE

Região / Educação

Em Guarujá, mais de 6 mil alunos participam da Olimpíada de Língua Portuguesa

Da Redação

Aproximadamente 6.500 alunos da rede municipal de ensino de Guaruj√° participam da 7¬™ edi√ß√£o da Ol√≠mpiada de L√≠ngua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’. Com abrang√™ncia nacional, o concurso iniciado em 22 de fevereiro √© uma a√ß√£o do Ita√ļ Social, com coordena√ß√£o t√©cnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educa√ß√£o, Cultura e A√ß√£o Comunit√°ria (Cenpec), que visa estimular o interesse dos estudantes pela leitura e escrita.

As oficinas possuem tr√™s indica√ß√Ķes de g√™neros textuais para o Ensino Fundamental, e variam conforme o ano de escolaridade das turmas, sendo: poema (5¬ļ ano), mem√≥rias liter√°rias (6¬ļ e 7¬ļ anos) e cr√īnica (8¬ļ e 9¬ļ anos).

Al√©m da produ√ß√£o textual e o desenvolvimento dos alunos ao longo das oficinas, a experi√™ncia da comunidade escolar registrada em um texto reflexivo, tamb√©m ser√° um crit√©rio de avalia√ß√£o, sendo essa uma novidade em rela√ß√£o √†s edi√ß√Ķes anteriores.

O professor deve come√ßar a registrar o processo por meio de um Relato de Pr√°tica, onde o educador ir√° destacar as principais a√ß√Ķes constru√≠das e o desenvolvimento dos estudantes envolvidos.

Em seguida, vem a Linha do Tempo, que consiste em duas produ√ß√Ķes finais e mais dois materiais preliminares de cada produ√ß√£o (textos iniciais ou intermedi√°rios, atividades ou exerc√≠cios). Por fim, o professor far√° o √Ālbum da Turma, selecionando uma foto ou v√≠deo para ilustrar o trabalho desenvolvido com a classe durante o concurso.

As oficinas seguem até 5 de agosto, quando iniciará a etapa da Comissão Julgadora Escolar, responsável por definir qual Relato de Prática irá representar a escola na competição. Posteriormente se inicia a etapa municipal, seguida das etapas estadual e nacional. A divulgação dos professores e estudantes vencedores será no dia 10 de dezembro.

Foto: Divulgação/PMG