PUBLICIDADE

Região / Saúde

Hospital Irmã Dulce recebe parte prática de curso sobre amamentação

Da Redação

Em continuidade aos eventos do Agosto Dourado, em prol do incentivo ao aleitamento materno, aconteceu nesta quarta-feira (18) uma parte importante da “Capacitação para Equipes no Manejo Clínico da Amamentação” promovida pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. Trata-se da etapa prática do aprendizado, quando os profissionais puderam acompanhar orientações sobre amamentação com as novas mamães dentro do
Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

A médica pediatra e coordenadora da Unidade Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Marilene Kiskissian Martins, destacou a importância dessa capacitação e dessa integração entre profissionais da Atenção Básica e do Hospital.

“Está sendo uma experiência sensacional, pois é um sonho unir a rede básica com o hospital. Tudo começa no pré-natal, depois o hospital os recebe para o nascimento e esses bebês e famílias são referenciados novamente para a rede básica, onde vão fazer o acompanhamento. É uma grande roda que só gira se tudo estiver adequadamente alinhado, um setor ajudando o outro, sendo o bem comum o paciente e sua família”, afirmou.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, avalia que essa parceria com o Hospital só tem a proporcionar benefícios à saúde do Município. “Por meio da capacitação dos nossos profissionais nós conseguimos oferecer uma assistência mais adequada a nossa população, o que vai impactar de forma positiva na redução dos índices de mortalidade infantil da Cidade”, comentou.

A capacitação vai até a próxima sexta-feira (20) no Hospital Irmã Dulce e na Usafa Noêmia e reúne elementos teóricos e práticos sobre a amamentação e como transmitir esse conhecimento para as futuras mamães. “A parte
prática no Hospital Irmã Dulce ocorre junto à Maternidade e ao serviço Materno-Infantil, incluindo também os leitos dos bebês canguru e da UTI Neonatal. Nessa parte os profissionais fazem a abordagem da mãe que acabou de ganhar o bebê e está amamentando, dá toda a orientação sobre como amamentar, tira dúvidas e corrige situações caso a paciente tenha dificuldades”, explicou a enfermeira Camilla Rodrigues Godinho, coordenadora de Saúde da Mulher da Sesap.

Para a pediatra, é fundamental que os participantes do curso tenham a oportunidade de vivenciar essa prática no hospital. “Nós podemos agir com as mães que acabaram de ter seus bebês para tirar as dúvidas ainda no
Centro Obstétrico, nas mães que estão com seus bebês na UTI Neonatal para conseguirem manter a lactação mesmo distantes deles e também nas mães do alojamento conjunto, já com mais horas de pós-parto. Ali avaliamos se a mamada está adequada e oferecemos ajuda, entendendo as necessidades dessas pacientes”, disse.

Após as aulas teóricas e práticas, todos os participantes do curso recebem um certificado da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, referência em qualidade e humanização do atendimento materno-infantil, garantindo maior excelência aos funcionários e ao Hospital Irmã Dulce no que tange ao trabalho de orientação sobre amamentação e seus benefícios. Esse certificado permitirá, inclusive, que os profissionais possam se tornar multiplicadores das informações absorvidas no curso, inclusive, para outros profissionais da rede de saúde.

O curso “Capacitação para Equipes no Manejo Clínico da Amamentação” realizado pela Sesap em parceria com a Rede Social de Amamentação da Costa da Mata Atlântica ocorre dentro do Agosto Dourado, o mês que simboliza a busca pelo incentivo à amamentação.

A cor dourada foi incorporada à campanha devido ao padrão ouro de qualidade do leite humano. A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Foto: Divulgação/PMPG/Arquivo