A Dersa e o Governo do Estado foram condenados pela Justiça a operar a travessia entre Santos e Guarujá com, pelo menos, nove balsas. Porém, de acordo com a matéria do Jornal A Tribuna, o diretor de Operações da Dersa, Nilson Baroni, afirmou que operar com mais de oito balsas simultaneamente é pôr os usuários em risco.
A determinação proferida pela Justiça entra em vigor em 90 dias, e deve ser adotada sempre que o tempo estimado das filas passar dos 20 minutos, sob pena de R$ 200 mil para cada violação. Mesmo recebendo a notificação, a Dersa pretende recorrer.
A ação civil que baseou essa decisão foi iniciada em 2009 pelo promotor Eloy Ojea Gomes.Mas ao Jornal A Tribua, Nilson declarou que desde a propositura da ação, muita coisa mudou. Ele elenca a a demanda média era de 16 mil a 17 mil veículos por dia, ante cerca de 23 mil atualmente. Em contrapartida, o tempo médio de espera era de 30 minutos, contra alegados menos de 20 atualmente.
Além disso, afirma que houve a compra de duas novas balsas, a FB-27 e a FB-28, cada uma com capacidade para 62 veículos. Outra melhoria citada foi o aumento no número de embarcações, segundo Nilson, “em 2011 eram oito. Agora, são nove”. Essa nona balsa, que é de reserva, está em reforma e a previsão é de que entre em operação no próximo mês.