PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Cata Treco recolhe mais de 16 mil toneladas de material

O serviço que coleta de resíduos que não podem ser recolhidos da mesma forma que o lixo domiciliar, o Cata Treco, só no primeiro semestre deste ano já registrou mais de 20 mil agendamentos e recolheu 16.501 toneladas de material – média de 2.750 ao mês.

Realizado pela Terracom, remove sofás, poltronas, eletrodomésticos, geladeiras, restos de móveis, fogões, televisores, resíduos de pequenas reformas, entre outros objetos, visando evitar o lançamento de peças e entulho nas ruas.

O agendamento deve ser feito pelo telefone 0800-7708770. Na sequência, um fiscal vai ao local para verificar o tipo de material a ser descartado. Entulhos, móveis e eletrodomésticos velhos devem ser deixados na calçada em frente ao endereço mencionado, sendo que o programa faz o recolhimento de até quatro itens por munícipe.

Descarte irregular

O descarte irregular obstrui bocas de lobo e galerias pluviais, além de atrair e proliferar ratos e insetos. Pelo Código de Posturas, quem faz o lançamento irregular nas ruas pode receber multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil, conforme a quantidade e o tipo de material descartado. Em caso de reincidência, o valor pode dobrar. Infratores devem ser denunciados à Ouvidoria Pública pelo telefone 0800-112056.