Viabilizado pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) com apoio da Prefeitura – sem custos para o caixa público -, o equipamento abre de segunda a sexta-feira, das 9 à s 17 horas e servirá como estágio para os cerca de 350 alunos da Faculdade de Direito.
Autoatendimento com duas empresas
O Procon-Unimes também conta com um totem para autoatendimento a quem tem problema com a Volkswagen e a Samsung. O consumidor retira o telefone do gancho, indica contra qual empresa é a reclamação e um funcionário do Procon atende online.
Após a apresentação da queixa e dos documentos que comprovam o problema, em cerca de 30 minutos o atendente apresenta uma proposta de acordo.
Semelhante ao caixa eletrônico, uma cópia do termo de acordo é impressa para o consumidor, que decide se aceita ou não o acordo. Em caso de negativa, o Procon registra a reclamação e aguarda o prazo para a empresa se justificar e apresentar uma nova proposta.
Persistindo a divergência, é agendada uma audiência de conciliação com todos os envolvidos.
Delegacia Modelo atende população
Criada em 1997 pela Unimes, a Delegacia Modelo conta com alunos da Faculdade de Direito, que ajudam a população no preenchimento de boletim de ocorrência e imprime cópia do documento.
No site a pessoa se identifica e informa um telefone para contato.
São registradas as seguintes ocorrências:
– Roubo e furto de veÃculo
– Roubo, furto ou perda de documento(s) e objeto(s)
– Injúria, calúnia e difamação
– Acidente de trânsito sem vÃtima
– Desaparecimento de pessoas
– Encontro de pessoas
– Complemento de Boletim de Ocorrência