Cerca de 2 mil voluntários retiraram 296 quilos de lixo da orla da praia na manhã deste sábado (21). A ação fez parte do Clean Up Day, o Dia Mundial da Limpeza, que mobiliza pessoas em 150 países com o mesmo objetivo: promover a limpeza em praias, rios e lagos.
Em Santos, a atividade reuniu pessoas ligadas a diversas instituições públicas e privadas, além daqueles que atuaram por iniciativa própria.
Os participantes se reuniram em frente à Praça das Bandeiras (Gonzaga) e seguiram em direção ao Aquário Municipal (Ponta da Praia), recolhendo lixo das areias e do calçadão. Além disso, a equipe prestou diversas informações aos banhistas sobre o descarte correto de resíduos.
Ricardo Haponiuk, coordenador de gerenciamento costeiro do Ministério do Meio Ambiente, ressaltou que a mobilização conjunta de setores públicos e privado é fundamental para resultados positivos de preservação ambiental.
O secretário de Meio Ambiente (Semam) de Santos, Marcos Libório, afirmou que a iniciativa é importante para promover a mudança de hábitos. “A Cidade desenvolve diversas ações com objetivo de educar sobre o consumo consciente, o que diminui a produção de lixo. E o Clean Up Day tem tudo a ver com essa visão”.
Hailton Santos, do Instituto Mar Azul, esclareceu que, após a coleta, o lixo será analisado, para que os ambientalistas possam fazer um diagnóstico de sua origem a fim de realizarem ações preventivas.