PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Exposição “Plantas que saram” revela o poder curativo das ervas medicinais

Uma oportunidade para se conhecer mais sobre os benefícios das plantas para a saúde é a exposição “Plantas que saram”, inaugurada nesta segunda-feira (11) em Cubatão. A mostra fica aberta também na terça-feira (12) das 11 às 17 horas, no saguão do Paço Municipal Piaçaguera (Praça dos Emancipadores, s/nº).

Mudas de plantas, sachês, escalda-pés, aromas em spray, temperos,  podem ser vistos e comprados na exposição. Os visitantes recebem orientações de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e das crianças que participaram das Oficinas de Plantas Medicinais, realizadas durante o ano no Parque Ecológico Cotia Pará.

A confecção de sachês, de embalagens e decoração de vasos ficou a cargo das crianças. Os visitantes saberão, consultando etiquetas, por exemplo, que manter sachês de lavanda em casa tem efeito relaxante, sedativo, de controle da emotividade, tranquilizador, principalmente para bebês. Além de purificar o ambiente.

Há, para exposição e venda, mudas de boldo, manjericão, hortelâ roxa, anadora, poejo e menta, além de repelentes de citronela, cravo e canela. 

A renda obtida com a venda dos produtos será revertida para as próprias crianças.

Na solenidade de inauguração foi mostrado um vídeo sobre as Oficinas de Plantas, além de se apresentar o coral Raízes da Serra, com músicas natalinas.

Ao final, foram entregues diplomas de participação às crianças Eduarda Christiny, Emily Eloiza, Gyustavo Rocha, Lucas Rocha, Maria Eduarda, Rafaella Pereira, Victória Beatriz e Danilo da Silva.

Sob a responsabilidade de Geny Magalhães, a esposição foi desenvolvida por Miguel da Silveira e Moisés de Lima, da equipe de jardinagem da Semam, tendo os estandes sido idealizados e montados por Carlos Antunes. A mostra teve, ainda, assessoria técnica do engenheiro agrônono Maycon Canesin.