PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Primavera tem influência do El Niño

A primavera do hemisfério sul começou nesta quarta-feira (23) às 5h20, mas há mais de duas semanas o clima já tem seguido os padrões dessa estação no Brasil. O padrão de primavera já tem sido observado, de acordo com a especialista, desde que ocorreram as primeiras chuvas depois do período seco de agosto.

A estação que começa deve sofrer a influência do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. O setor do Pacífico cuja variação da temperatura mais tem impacto no Brasil é a próxima ao Peru. Hoje, esta região não apresenta temperaturas tão altas quanto a região central do oceano, mas ainda assim o fenômeno deve afetar o regime de chuvas no Brasil.

Chuvas

A região Sudeste deve ter uma quantidade razoável de chuva,  com algumas áreas recebendo chuva acima da média esperada para os meses de primavera. “As chuvas ainda não devem resolver o problema dos reservatórios, embora ajudem.” Nesta região, o El Niño deve provocar chuvas em forma de pancada, associadas ao calor. “A chuva vem forte e pode trazer problemas para a defesa civil como alagamento e deslizamento de encostas”

(Foto: Divulgação)