PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Artista plástico denuncia Prefeitura de Santos por uso indevido da estátua de Pelé

Da Redação

A Prefeitura de Santos foi denunciada pelo artista plástico Laércio Alves da Silva, em razão da estátua de Pelé que ele criou e que está no Museu Pelé. O motivo se deve a um suposto uso indevido da imagem dele, da obra de arte, mas que não houve a divulgação da autoria e ele também denunciou que houveram danos materiais e morais. Por conta disto, o artista cobra R$ 180 mil de indenização.

Segundo o documento da Vara da Fazenda P√ļblica de Santos, o artista alega que a obra foi cedida para a Secretaria de Turismo da cidade para uma temporada de curta dura√ß√£o, at√© meados de agosto de 2012.

Ainda com base na a√ß√£o, o artista diz ter oferecido a est√°tua para a prefeitura e para a empresa que administrava o Museu Pel√© para compra ou loca√ß√£o da obra, mas teria sido informado que a verba era insuficiente para a transa√ß√£o. Atualmente, o munic√≠pio √© o √ļnico respons√°vel pelo equipamento tur√≠stico.

La√©rcio Alves declarou √† Justi√ßa que n√£o autorizou a exposi√ß√£o da obra ou acertou qualquer valor relacionado com a sua utiliza√ß√£o. No documento, consta que o munic√≠pio teria divulgado a obra de Pel√© em site oficial e redes sociais. Tais publica√ß√Ķes, por√©m, n√£o foram encontradas.

Prefeitura

A Prefeitura de Santos informa, por meio de nota que o Museu Pelé fez sim diversos contatos recentes com a advogada do artista para informar que a obra não está mais sendo exposta e para ratificar que o artista pode retirá-la quando quiser, situação que nunca ocorreu.

A prefeitura destaca, ainda, que a obra foi cedida gratuitamente para exposi√ß√Ķes tempor√°rias no munic√≠pio, antes mesmo do Museu Pel√© ser inaugurado, em 2014. Portanto, n√£o teria rela√ß√£o direta com o acervo do espa√ßo museol√≥gico.

“Vale ressaltar que¬†a est√°tua est√° guardada em local seguro. Todas as vezes em que foi exposta, a obra sempre estava acompanhada do cr√©dito do artista”, complementa.

Foto: Arquivo