PUBLICIDADE

Região / Educação

Guarujá prepara projeto para a construção de novo centro esportivo e educacional

Da Redação

Guarujá poderá contar com uma sede do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) no Perequê. Por enquanto ele encontra-se em fase de orçamento e a ideia é que o projeto inovador conte também com uma piscina descoberta.

A administração informa que o o futuro CAEC terá dois andares e cai abrigar a unidade, a piscina e a entrada será na Rua Maracá.

O valor da emenda parlamentar disponibilizada para tornar o projeto do Caec Perequ√™ realidade √© de R$ 1 milh√£o, destinada pelo deputado estadual Andr√© do Prado, com contrapartida municipal de pouco mais de R$ 4 milh√Ķes. O conceito para o novo complexo √© totalmente sustent√°vel e tem a sugest√£o de, no pavimento t√©rreo, ser um espa√ßo organizado para pr√°ticas esportivas e de gastronomia. J√° no andar superior, o objetivo √© de que seja um ambiente voltado para cursos educacionais e culturais como oficiais de m√ļsica, artesanato, manicure, cabeleireiro e outros.

No layout do projeto, foram divididas grandes salas de aproximadamente 100 m¬≤, que poder√£o ser remanejadas conforme a necessidade de mais cursos. Elas ter√£o divis√≥rias deslizantes como op√ß√Ķes pr√°ticas e funcionais para estruturar e planejar ambientes e, ainda, manter a integraliza√ß√£o dos espa√ßos.

O edifício se destacará pela economia de energia com a utilização de telhado verde, placas para energia solar, ventilação natural, reaproveitamento de água da chuva, piso permeável, equipamentos para facilitar o racionamento de água e a preocupação da acessibilidade por meio de rampas, elevador e outros dispositivos para atender a NBR 9050:2020.

Expectativa

A inten√ß√£o da Administra√ß√£o Municipal √© de que o espa√ßo seja, no futuro, um complexo esportivo, educacional e social. Para isso, a Prefeitura de Guaruj√° trabalha hoje para tornar realidade o sonho da implanta√ß√£o de uma creche de Educa√ß√£o Infantil (ProInf√Ęncia) com capacidade de atendimento de at√© 376 crian√ßas em dois turnos (matutino e vespertino), al√©m de uma quadra poliesportiva coberta e com vesti√°rios. Atualmente, o terreno tem constru√≠da apenas uma quadra de futebol society.

Segundo a secret√°ria de Planejamento, est√£o sendo pleiteadas verbas para a creche junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa√ß√£o (FNDE) e da quadra com o Governo Federal. ‚ÄúA Rua Marac√° e as adjacentes (ruas Tocantins e Coari) tamb√©m ser√£o contempladas nesse projeto, pois receber√£o infraestrutura urbana e acessibilidade‚ÄĚ.

Foto: Divulgação PMG