PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

C√Ęmara de Santos aprova projeto que prev√™ crema√ß√£o e sepultamento gratuito de animais dom√©sticos

O projeto é do vereador Chico Nogueira (PT) e aguarda a sanção do Poder Executivo para entrar em vigor.

 

Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik

Da redação

Na √ļltima quinta-feira (30), a C√Ęmara Municipal de Santos aprovou o Projeto de Lei (PL) 210/2021, que institui que animais dom√©sticos possam ser sepultados ou cremados nos cemit√©rios p√ļblicos ou conveniados do munic√≠pio. O projeto √© do vereador Chico Nogueira (PT) e aguarda a san√ß√£o do Poder Executivo para entrar em vigor.

O PL foi aprovado na 73¬į Sess√£o Ordin√°ria, com unanimidade, e prev√™ tamb√©m, que a exuma√ß√£o, ossu√°rio e locais para as cinzas de crema√ß√£o tamb√©m ser√£o feitos de forma gratuita.

Segundo Nogueira, a criação de um cemitério representa um gesto de respeito e carinho. Ele também reforçou que os serviços particulares existentes no município não são acessíveis aos mais humildes da população.

O vereador justificou que o descarte inadequado dos restos mortais de animais √© considerado um problema de sa√ļde p√ļblica, especialmente nas √°reas mais perif√©ricas da cidade, onde pode haver dificuldades para proceder o encaminhamento respeitoso ao cad√°ver dos animais.

Atualmente, a prefeitura disponibiliza um servi√ßo de recolhimento de cad√°veres de animais em resid√™ncias particulares de forma gratuita, mediante agendamento com a empresa Terracom, que realiza o servi√ßo em S√£o Paulo. Nogueira tamb√©m falou da import√Ęncia de um atendimento humanizado, permitindo o sepultamento ou a crema√ß√£o em Santos.