PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Casa Dia oferece 9 vagas para idosos em situação de vulnerabilidade social

A Casa Dia M√£ezinha Joana est√° com nove vagas para idosos em situa√ß√£o de vulnerabilidade social. S√£o oito matr√≠culas para homens e uma para mulher. O trabalho realizado na unidade da prefeitura de Santos visa prevenir a viola√ß√£o de direitos, como abandono, viol√™ncia f√≠sica e psicol√≥gica.

Os interessados devem ir ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Avenida Conselheiro Nébias, 452, na Encruzilhada), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Técnicos do setor fazem entrevista e o encaminhamento à Casa Dia Mãezinha Joana, quando necessário.

A Casa Dia fica na Rua Evaristo da Veiga, 207, Campo Grande, em Santos, e tem capacidade para 28 pessoas, sendo 16 mulheres e 12 homens. Funciona das 8 √†s 17 horas, de segunda a sexta-feira. No local, os assistidos fazem cinco refei√ß√Ķes e participam de atividades internas e externas. Ao final da tarde retornam para o conv√≠vio familiar.

Periodicamente s√£o realizados encontros com os familiares dos atendidos para a equipe t√©cnica informar sobre as atividades desenvolvidas. O objetivo √© ampliar as rela√ß√Ķes sociais, evitar o isolamento e fortalecer os v√≠nculos familiares e comunit√°rios.

Conviv√™ncia – A institui√ß√£o  funciona como um espa√ßo de conviv√™ncia e aten√ß√£o psicossocial a idosos independentes e semidependentes fisicamente, a partir de 60 anos e com renda at√© dois sal√°rios m√≠nimos.Eles passam o dia no local, recebem todas as refei√ß√Ķes, participam de festas, passeios e excurs√Ķes, e desenvolvem atividades sociorecreativas e l√ļdicas em oficinas de artesanato, tric√ī e croch√™, entre outras. H√° tamb√©m instala√ß√Ķes adaptadas para descanso.

Todos recebem cuidados e orientação de assistentes e operadores sociais, psicólogos e voluntários. No final da tarde, retornam a suas casas. O atendimento é gratuito. A casa-dia funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.