O Aquário de Santos terá mais uma atração a partir do próximo dia 29. É que ele vai receber uma doação de cavalos-marinhos da espécie H.redi. A novidade é fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Meio Ambiente e o projeto Cavalos-Marinhos, cujo objetivo é a conservação desses animais, o desenvolvimento de pesquisas de monitoramento populacional, educação ambiental junto às escolas e comunidades, pesquisas em laboratório e reprodução em cativeiro.
Os animais, que estão ameaçados de extinção no Brasil, foram reproduzidos em cativeiro (ainda não foi definida a quantidade que será trazida ao Aquário). O projeto também dará apoio técnico para a manutenção deles e distribuirá material de educação ambiental. Na data, haverá uma intervenção educativa com as crianças.
O tanque que era usado para mostrar os problemas causados pelo lixo marinho será desmontado para receber a futura atração do parque. O Aquário tem 33 tanques.
Saiba mais – O cavalo-marinho (Hippocampus reidi) é um gênero de peixe pertencente à famÃlia Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem caracterÃsticas semelhantes à s do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical e algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas, corais e anêmonas marinhas.