PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Confira os pontos turísticos para aproveitar nesse feriado

Mont Serrat

S√£o quatro minutos de pura emo√ß√£o, subindo de bondinho os 147 metros da encosta do Monte Serrat rumo ao topo, onde est√£o o antigo cassino e o Santu√°rio de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, constru√≠do h√° mais de 400 anos. Para completar, uma escadaria com 402 degraus e 14 nichos reproduzindo cenas da Via Sacra, inaugurados entre 1939 e 1941, ¬†e uma vista de 360 graus da cidade, de tirar o f√īlego – √© poss√≠vel ver tamb√©m parte dos munic√≠pios de S√£o Vicente, Cubat√£o e Guaruj√°.

Emiss√°rio Submarino

Em 1978, foi inaugurado o emissário. Mas, muitas pessoas ainda não sabem que, a plataforma que conhecemos como Parque Municipal Roberto Mário Santini, tem uma importante função de difundir, em alto-mar, o material previamente tratado na Estação de Precondicionamento de Esgoto de Santos (EPC).

Teatro Coliseu

Maior teatro da cidade, com capacidade para 1 mil espectadores, o Teatro Coliseu possui a configura√ß√£o atual desde 1924. O pr√©dio em estilo ecl√©tico, belos afrescos e detalhes arquitet√īnicos, conta com ac√ļstica excelente e requintes de decora√ß√£o que lhe deram fama e o classificaram entre os melhores do pa√≠s. Recebeu os principais musicais, concertos, √≥peras, pe√ßas teatrais e outros espet√°culos de companhias nacionais e internacionais.

Pinacoteca Benedito Calixto

O casar√£o conhecido como o casar√£o branco no Boqueir√£o √© um exemplar da √°urea do caf√© no Brasil. Foi constru√≠do em 1900 pelo alem√£o Anton Carl Dickr.¬†A casa tem um estilo arquitet√īnico ecl√©tico, sua decora√ß√£o interna √© composta por arte Nouveau, a escada √© de m√°rmore Carrara, com corrim√£o de ferro maci√ßo. Essa resid√™ncia foi uma das precursoras na √°rea da constru√ß√£o, totalmente isolada, diferente das casas da √©poca que eram geminadas

Em 13 de dezembro de 2012, o im√≥vel foi tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrim√īnio Cultural de Santos ‚Äď CONDEPASA, por sua representatividade arquitet√īnica, como o √ļltimo dos casar√Ķes existentes na regi√£o da √©poca √°urea do caf√©.

Palácio José Bonifácio/Prefeitura

O pal√°cio, projetado pelo arquiteto Pl√≠nio Botelho, foi constru√≠do em¬†1937¬†e inaugurado em¬†1939¬†para abrigar a prefeitura e a C√Ęmara Municipal da cidade.¬†Seu nome homenageia o¬†Patriarca da Independ√™ncia. Do final do per√≠odo¬†ecl√©tico, o Pal√°cio¬†Jos√© Bonif√°cio¬†tem as linhas cl√°ssicas usadas nos pr√©dios p√ļblicos para externar o conceito grego de¬†democracia. Mas a separa√ß√£o entre os setores superiores e inferiores de servi√ßo, nos sete pavimentos – dois andares no embasamento, tr√™s no plano nobre e dois no √°tico -, expressam o esp√≠rito ditatorial da √©poca do¬†Estado Novo, quando foi erguido.

Teatro Guarany

Primeiro edifício construído para fins teatrais em Santos, foi inaugurado em dezembro de 1882 e destruído por um incêndio em 1981, que poupou apenas as paredes externas. Reconstruído e entregue em 2008, tem interior moderno e a fachada de inspiração neoclássica do projeto original. No prédio, funcionam a Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo e a sala de espetáculo Carlos Alberto Soffredini, que homenageiam, respectivamente, o ator e o dramaturgo santistas Рambos foram também diretores de teatro.

Praça das Bandeiras

A praça foi inaugurada em 1936 em homenagem aos feitos de Santos durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Nela, encontra-se a fonte luminosa 9 de Julho. Decorada com anjos e peixes, seus esguichos principais chegam a 12 metros de altura. Atrás da fonte, as bandeiras dos estados brasileiros, permanentemente hasteadas.

Fotos: Reprodução