Da Redação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu inquérito que investiga o comportamento do desembargador Eduardo Siqueira, que em julho de 2020 foi flagrado humilhando um guarda municipal de Santos na faixa de areia da praia.
Gilmar Mendes atendeu um pedido da defesa de Siqueira. O magistrado entendeu que houve “indÃcios de violação dos princÃpios do contraditório e da ampla defesa” durante o julgamento do Superior Tribunal de Justiça que autorizou a abertura de inquérito.
O comportamento de Eduardo Siqueira repercutiu em todo o Brasil. Na ocasião, ele andava sem máscara pela faixa de areia da praia quando um dos dois guardas municipais que patrulhavam o local o interpelou.
O desembargador não aceitou e telefonou para o secretário de Segurança Pública de Santos, Sérgio Del Bel, pedindo providências com relação ao oficial. Enquanto isso, outro guarda filmava tudo. Siqueira recebeu uma multa, mas rasgou e jogou-a no chão. Deu as costas e foi embora.
Depois que o caso ganhou as manchetes, os guardas foram homenageados pelo então prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
Fotos: Reprodução