PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Ministro suspende inquérito que investiga desembargador que humilhou guarda

Da Redação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu inquérito que investiga o comportamento do desembargador Eduardo Siqueira, que em julho de 2020 foi flagrado humilhando um guarda municipal de Santos na faixa de areia da praia.

 - REVISTA MAIS SANTOSA determinação do ministro foi publicada nesta segunda-feira (18). Dessa forma, a apuração está paralisada até que o STF decida sobre um pedido para anular a abertura do inquérito.

Gilmar Mendes atendeu um pedido da defesa de Siqueira. O magistrado entendeu que houve “indícios de violação dos princípios do contraditório e da ampla defesa” durante o julgamento do Superior Tribunal de Justiça que autorizou a abertura de inquérito.

O comportamento de Eduardo Siqueira repercutiu em todo o Brasil. Na ocasião, ele andava sem máscara pela faixa de areia da praia quando um dos dois guardas municipais que patrulhavam o local o interpelou.

O desembargador não aceitou e telefonou para o secretário de Segurança Pública de Santos, Sérgio Del Bel, pedindo providências com relação ao oficial. Enquanto isso, outro guarda filmava tudo. Siqueira recebeu uma multa, mas rasgou e jogou-a no chão. Deu as costas e foi embora.

Depois que o caso ganhou as manchetes, os guardas foram homenageados pelo então prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Fotos: Reprodução