PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Morre aos 91 anos o fundador do Clube Santista de Halterofilismo e criador do Mister Santos

Morreu em Santos, aos 91 anos, Elias Oliveira Neves, fundador do Clube Santista de Halterofilismo e criador do Mister Santos.

Seu velório acontece na Memorial Necrópole Ecumênica. A cremação será realizada às 17h, no mesmo lugar.

HIST√ďRIA

Elias Oliveira Neves nasceu em 11 de agosto de 1933, em Santos, e passou parte de sua inf√Ęncia e juventude nos bairros do Macuco e Embar√©. Aos 16 anos, em 1949, iniciou atividades esportivas no Clube de Regatas Saldanha da Gama aos finais de semana, praticando o halterofilismo.

A modalidade era pouco conhecida na época e contava com poucos adeptos experientes, o que tornou o início algo bastante difícil. Com o constante crescimento de adeptos da modalidade, em 25 de outubro de 1950 foi fundado o Clube Santista de Halterofilismo (CSH).

Ele acumula diversos t√≠tulos em sua carreira de atleta, tendo se sagrado pentacampe√£o do Mister Santos, tricampe√£o do Mister S√£o Paulo na categoria absoluto e octacampe√£o na categoria at√© 1,68 m, tricampe√£o brasileiro de fisiculturismo, vice-campe√£o sul americano, campe√£o de levantamento ol√≠mpico e levantamento b√°sico, al√©m de diversos outros t√≠tulos de competi√ß√Ķes no interior e litoral paulista.

Aposentado das competi√ß√Ķes, Elias passou a atuar como t√©cnico e dirigente do esporte, tendo sido, em 1960, um dos fundadores da Liga Santista de Halterofilismo e mentor de dezenas de atletas que procuravam em sua experi√™ncia a orienta√ß√£o necess√°ria para, assim como ele, tornarem-se campe√Ķes.

Foto: Divulgação