PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Museu do Caf√© comemora 23 anos com visita especial e orienta√ß√Ķes de barista

Da Redação

Principal refer√™ncia na preserva√ß√£o da hist√≥ria e da cultura do gr√£o no Brasil e uma das mais importantes atra√ß√Ķes tur√≠stico-culturais de Santos, o Museu do Caf√© inicia, no pr√≥ximo dia 12, a programa√ß√£o comemorativa aos seus 23 anos de cria√ß√£o.

No roteiro, visita√ß√£o gratuita √†s √°reas expositivas na data de abertura da programa√ß√£o e atividades presenciais e on-line. O museu √© parceiro da Seectur (Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo) em diversas a√ß√Ķes e programas.

A live ‘Conhecendo os Calixtos’ abre o roteiro de anivers√°rio, dia 12, √†s 10h, quando a educadora Gabriela Andrade entrar√° ao vivo no Instagram do Museu para oferecer um tour especial ao p√ļblico em casa. Nesse passeio, o foco ser√£o os trabalhos do artista Benedicto Calixto, que comp√Ķem o imponente Sal√£o do Preg√£o, espa√ßo onde eram realizadas as negocia√ß√Ķes envolvendo a cota√ß√£o do gr√£o.

Dica do barista

Ainda na lista de atra√ß√Ķes, a ‘Dica do Barista’ ser√° realizada de forma itinerante, com os especialistas da casa levando orienta√ß√Ķes sobre o preparo do caf√© a v√°rios pontos da regi√£o ‚Äď a atividade √© gratuita e sem necessidade de pr√©via inscri√ß√£o.

Sempre às 14h, a ação será levada ao Orquidário de Santos no dia 12; à Pinacoteca Benedicto Calixto no dia seguinte, e, no dia 14, os profissionais ensinarão segredos para o preparo da bebida na feira criativa VillarejoArt, a ser realizada junto ao Santos Convention Center, na Ponta da Praia.

A equipe da instituição seguirá todas as medidas de segurança durante a programação, como o uso de máscara e a disponibilização de álcool em gel.

Dia da Mulher

O Museu do Caf√© programou para segunda(8) uma live no Youtube (em comemora√ß√£o ao Dia Internacional da Mulher). A atividade, realizada em parceria com o Museu da Imigra√ß√£o (MI), visa estimular a reflex√£o sobre quest√Ķes de g√™nero, um dos eixos centrais para as a√ß√Ķes de ambas as institui√ß√Ķes este ano.

A conversa contar√° com a participa√ß√£o da professora doutora Maria Izilda Santos de Matos e da pesquisadora Ang√©lica Beghini, do MI. A media√ß√£o estar√° a cargo do historiador do Museu do Caf√© Bruno Bortoloto. Como pauta, os convidados abordar√£o o uso de fontes para o estudo migrat√≥rio e do caf√©, assim como a presen√ßa das mulheres nos acervos dos dois patrim√īnios.

Foto: Francisco Arrais/PMS/Arquivo