PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Mutirão na orla de Santos termina com mais de 320 intervenções de zeladoria e manutenção

Da Redação

Em apenas quatro dias, 13 diferentes intervenções de zeladoria e manutenção foram realizadas na orla da praia, na décima e última semana do mutirão de serviços realizados no local, encerrado no dia 30. Promovida pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), a ação concentrada realizou, desde 25 de outubro, mais de 320 intervenções e envolveu cerca de 80 funcionários, buscando garantir condições adequadas de utilização dos diferentes espaços públicos.

Destaque para os trabalhos de recomposição dos mosaicos portugueses que revestem as calçadas, reposição das tampas dos bueiros, limpeza completa do sistema – inclusive de drenagem – dos chuveirinhos e lava-pés, manutenção de componentes das comportas dos canais e instalação de tampas de concreto em caixas de passagem elétrica, como forma de coibir furto de fiação ao dificultar o acesso aos conduítes.

“O saldo foi bastante positivo, graças à intensificação dos trabalhos e à convergência de esforços em uma área de grande interesse, tanto por parte dos santistas como de turistas”, afirmou o secretário Wagner Ramos, lembrando que o mutirão envolveu ainda equipes do Departamento de Serviços Públicos, Prodesan e Terracom.

Outra ação importante, ressaltou o secretário, envolve a Fonte do Sapo (em frente ao nº 93 da Av. Bartolomeu de Gusmão, Aparecida), onde foram removidas nada menos que duas toneladas de cal e tinta antigas, promovida a troca de tubulações e confecção, em teflon e material plástico especial, dos 128 jatos de água que haviam sido furtados. “Houve ainda necessidade de refazer grande parte da alvenaria, que se encontrava comprometida, e aplicar massa em várias fissuras.” Os trabalhos na fonte terminam este mês.

Equipe

Sessenta funcionários, coordenados pela Subprefeitura da Zona da Orla e Intermediária (Sup-ZOI), atuaram diretamente na parte operacional do Mutirão na Orla, divididos em duas equipes – uma atuou da divisa com São Vicente até o canal 3, e a outra, desse ponto até o ferry-boat. Os trabalhos começaram na calçada junto à faixa de areia, seguindo depois para as alamedas dos jardins, calçadão e canteiro central, até chegar à calçada junto aos prédios.

Com o término do mutirão, as manutenções na orla continuam a cargo da equipe da praia, que deve ser acionada, em caso de necessidade, via Ouvidoria e Controle, no telefone 162 (segunda a sexta, 9h às 17h), internet (www.santos.sp.gov.br/ouvidoria) ou presencialmente no Paço Municipal (Praça Visconde de Mauá s/nº, térreo, das 9h às 17h).

Última semana

Os serviços realizados pela Sup-ZOI no período de 27 a 30 de dezembro foram os seguintes: pintura das muretas do canal 3; lixamento, limpeza e recuperação das paredes e piso da Fonte do Sapo; pintura de guias e postes do canteiro central no canal 4; manutenção e troca de equipamentos da comporta do canal 1; limpeza da rede de drenagem dos chuveirinhos da orla e limpeza e manutenção das rampas náuticas.

Apesar da concentração de funcionários na orla, todos os serviços prestados pela subprefeitura nos demais bairros sob sua responsabilidade não sofreram atrasos ou descontinuidade, conforme assegurou Flávio Pereira Morgado, coordenador técnico da Sup-ZOI.

Ela responde pelos serviços de manutenção e zeladoria dos bairros Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga, Pompeia, José Menino, Campo Grande, Encruzilhada, Vila Belmiro, Jabaquara, Marapé, Macuco e Estuário.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Santos