PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Programa Jovens Tripulantes abre inscrições para quem desejar trabalhar a bordo de cruzeiros

O Programa Jovens Tripulantes abre inscrições nesta segunda-feira (24) para capacitar interessados de todo o Brasil que queiram mudar de vida, ganhar em dólar ou euro e conhecer o mundo trabalhando a bordo de cruzeiros. Ao todo, são 200 vagas disponíveis para o curso, totalmente gratuito.

Com uma metodologia que já formou mais de 35 mil pessoas no país, o programa social oferece preparação por meio de cursos on-line gratuitos, ministrados pelos melhores profissionais do mercado da hotelaria marítima no mundo, através da Fundação Deck4 que possui uma plataforma de educação à distância para formação de trabalhadores de navios de passageiros.

“A temporada brasileira de cruzeiros marítimos 2024/2025 começa em novembro e deve empregar cerca de 9.400 tripulantes, em sete navios. Desse total, pelo menos 15% precisam ser trabalhadores aqui do país, conforme legislação, ou seja, 1.410 brasileiros”, destaca Fabrício Brito, idealizador do programa Jovens Tripulantes e co-fundador da fundação Deck4.

As inscrições para o projeto são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.deck4.com.br/jovenstripulantes, a partir do dia 24 de junho até o dia 14 de julho. Os candidatos precisam ser brasileiros, residir no Brasil, ter entre 18 e 45 anos; estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter o sonho de mudar de vida por meio do trabalho. Pessoas negras, LGBTs, trans, descendentes dos povos originários, mães solo, refugiados-imigrantes com passaporte brasileiro e pessoas que já foram acolhidas em abrigos quando crianças ou adolescentes, terão prioridade no processo de seleção, que visa dar visibilidade, incluir e integrar todos os indivíduos. O edital com todas as regras e datas referentes ao projeto pode ser consultado no site da fundação.

A lista final de aprovados será divulgada no dia 17 de julho. As matrículas para os candidatos serão feitas de 18 a 22 de julho e, no dia 24 do mesmo mês, haverá um aulão inaugural on-line para os selecionados.

Após todo esse processo, os selecionados darão início ao curso on-line. Em até quatro meses, os alunos serão qualificados nas principais especialidades de tripulante de navios de cruzeiros, inclusive com ênfase no idioma inglês, com aulas ministradas por professores brasileiros e estrangeiros, diretores, gerentes e supervisores, todos tripulantes atuantes na indústria dos cruzeiros em todo o planeta. Durante o processo de formação, os participantes do Jovens Tripulantes também terão aulas e encontros virtuais com profissionais experientes da área de psicologia, saúde e orientação vocacional.

Assim que concluírem os módulos específicos (Jornada do Tripulante, Primeiros Passos do Tripulante, Saúde do Tripulante, Formação Profissional, Restaurante, Governança, Cozinha, Bar, Saúde & Covid-19 e Introdução aos Métodos de Segurança em Alto-mar), os estudantes farão uma avaliação do aprendizado para qualificação à próxima fase. Uma equipe de orientadores cuidará de toda a preparação dos alunos para as entrevistas reais de emprego com agências recrutadoras oficiais que selecionam os tripulantes para as armadoras.

Além dos altos salários em dólar, a possibilidade de viajar o mundo, aprender novos idiomas e qualificar ainda mais os currículos são os grandes atrativos para quem procura o projeto. Os salários variam de R$ 4.500,00 a R$ 20.000,00 dependendo da função e do nível de inglês que o tripulante apresentar.

Para mais informações e a inscrição acesse: https://deck4.org.br/jovens-tripulantes/