PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Santistas já podem aderir ao IPTU Digital 2025; veja como funciona

Os santistas tem até o dia 30 de setembro para aderir. A ferramenta dá ao contribuinte um desconto de 1% no valor do tributo a partir de 2025. 

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Da redação

A Prefeitura de Santos disponibilizou o IPTU Digital no Santos Portal, nesta segunda-feira (4). Os santistas tem até o dia 30 de setembro para aderir. A ferramenta dá ao contribuinte um desconto de 1% no valor do tributo a partir de 2025.

Para a adesão é necessário informar no acesso o número da inscrição imobiliária do imóvel e o CPF do proprietário, disponível nos carnês dos exercícios anteriores, além de e-mail e telefone. O limite do desconto é de R$100,00 por imóvel. Com a ferramenta, o contribuinte tem a possibilidade de pagamento via Pix, inclusive pelo carnê impresso, que traz o QR Code para quitação do imposto.

O secretário de Finanças e Gestão, Adriano Leocadio, explica que a adesão é feita por lançamento imobiliário e uma única vez. “Quem tiver mais de um imóvel, deve fazer a adesão em cada endereço e quem já fez o cadastro no ano passado, não precisa refazer”. Leocadio também ressalta a importância da sustentabilidade. “A primeira e grande vantagem da adesão ao IPTU Digital é a questão da sustentabilidade para a Cidade. Este projeto está atrelado às metas sustentáveis do Governo de criar um futuro sustentável e tecnologicamente avançado. Também tem a questão da redução dos custos para administração pública e a vantagem para o contribuinte com o desconto de 1% sobre o valor do IPTU, com isso, além do desconto, ele vai colaborar com a sustentabilidade ao evitar o uso do papel”.

Conforme a Prefeitura, para aderir, basta acessar o site da administração municipal. Em seguida, insira a inscrição imobiliária e o CPF do proprietário do imóvel e valide o acesso digitando os caracteres que aparecem na tela.

Quem quiser aderir ao IPTU Digital para o exercício 2025 e não tiver acesso à internet, basta comparecer ao Poupatempo, na Rua João Pessoa, 246, no Centro, para solicitar a adesão. É necessário ter em mãos o número da inscrição imobiliária e CPF.

IPTU Digital