PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Santos: Gapa anuncia novas oficinas e atendimentos presenciais

Da Redação

O Grupo de Apoio a Prevenção à AIDS РGapa/BS está retomando neste semestre várias atividades presenciais, incluindo novas oficinas ocupacionais e atendimentos de serviço social, psicológico e jurídico. Outra novidade é a criação de vídeos sobre prevenção à Aids e desmistificação sobre a doença, para veiculação em plataformas como Instagram e Tik Tok.

“Estamos promovendo um maior envolvimento da comunidade, para que todos se sintam respons√°veis pelo trabalho realizado pelo Gapa”, diz Nanci Alonso, presidente da entidade que completou 34 anos de atividades em abril. “Atendemos pessoas de toda a Baixada Santista, tanto soropositivos como seus familiares”, emenda.

Grupo Solid√°rio

Nessa retomada estão incluídos novos projetos e profissionais coordenando os vários setores. A assistente social Acácia Costa assume o atendimento direto aos pacientes assistidos pelo Gapa, além de ministrar a Oficina do Saber e Cidadania, para engajamento e debate sobre temas atuais.

Ac√°cia Costa tamb√©m vai comandar o Grupo Solid√°rio, com inscri√ß√Ķes abertas para pacientes portadores do v√≠rus da Aids (j√° cadastrados no Gapa ou que est√£o chegando agora √† entidade). Nesse caso, os interessados devem estar vinculados e em dia com os procedimentos, tratamento e controle do HIV (consultas, exames etc).

Artesanato

Outra oficina é a de Arte e Artesanato, a ser ministrada pela artesã Neide Oliveira de Jesus; as peça produzidas poderão ser vendidas no bazar do Gapa, já que a ideia é também a geração de renda para os participantes.

Haverá ainda Oficina de Arte e Criação, com a atriz, diretora teatral e escritora Orleide Faya, proporcionando maior sociabilidade entre os atendidos. Já o atendimento psicológico contará com musicoterapia, outra novidade anunciada para este semestre.

“Trata-se da reativa√ß√£o de v√°rias e novas atividades, que haviam sido interrompidas devido a pandemia. Os cuidados em rela√ß√£o √† Covid continuam em todos os setores”, comenta a presidente Nanci. As oficinas s√£o gratuita e as aulas acontecem na sede do Gapa (Av. Epit√°cio Pessoa, 278, Embar√©, em Santos), onde os interessados podem fazer inscri√ß√£o, sempre no per√≠odo da tarde. Informa√ß√Ķes tamb√©m pelo telefone 3222-3109.

Foto: Divulgação