PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Velejador Lars Grael dá palestra sobre superação no LIDE Seminário

Da Redação

 - REVISTA MAIS SANTOS“√Č na adversidade que encontramos solu√ß√Ķes”. Essa frase resume bem a vitoriosa trajet√≥ria de Lars Grael. O velejador, que em 1998 perdeu a perna em um grav√≠ssimo acidente n√°utico, se reinventou e contou um pouco dessa experi√™ncia no LIDE Semin√°rio nesta quinta-feira (22), em Santos. O evento promovido pelo LIDE Litoral Paulista reuniu membros do setor empresarial e convidados, com todos os protocolos recomendados pelos √≥rg√£os de sa√ļde.

Consultor na √°rea de esportes e palestrante, Lars tamb√©m √© presidente do LIDE Esporte e tamb√©m falou sobre esse desafio. “√Č uma a√ß√£o volunt√°ria, n√£o remunerada, mas √© uma forma de associativismo que n√≥s temos para juntar o setor produtivo. Sem ideologia, sem misturar as coisas, para defender o setor empresarial.”

O velejador expressou seu carinho pela Baixada Santista. Inclusive lembrou j√° ter sido agraciado com a Medalha de Honra ao M√©rito Br√°s Cubas, concedida pela C√Ęmara de Santos, e com o t√≠tulo de cidad√£o de Praia Grande.

Para ele, Santos precisa fortalecer sua voca√ß√£o mar√≠tima. “√Č uma cidade que nasceu e se desenvolveu em fun√ß√£o do Porto, mas que, curiosamente, ainda vive de costas para ele. Sentimos falta de estruturas n√°uticas aqui em Santos, que tem um potencial de crescimento muito bom”.

Lars Grael citou como exemplo da import√Ęncia de Santos no cen√°rio mar√≠timo a Regata Santos-Rio. Ele pr√≥prio participar√° da competi√ß√£o, que chega √† sua 70¬™ edi√ß√£o e ter√° sua largada prevista para esta sexta-feira. “O trof√©u da Regata Santos-Rio se chama Trof√©u Cidade de Santos. Aqui surgiu a vela de oceano no Brasil”.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Antes da palestra, Lars Grael recebeu das mãos do presidente da Federação de Tênis de Mesa do Estado de São Paulo, Lidney Castro Vallejo, uma camisa do Santos autografada por Pelé

Superação após acidente
 - REVISTA MAIS SANTOSMedalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e Atlanta, em 1996, Lars Grael também falou sobre o acidente que sofreu no dia 6 de setembro de 1998, durante uma regata em Vitória (ES). Uma lancha invadiu a área de competição e bateu no barco em que o velejador estava, jogando-o ao mar. Ele teve a perna direita decepada pela hélice da embarcação do piloto.

Segundo Lars, a ferida n√£o foi s√≥ f√≠sica. “De um dia para o outro eu tive que aceitar que era um aleijado, um deficiente. Isso me trouxe uma barreira, claro. A ponto de eu me perguntar ‘ser√° que vale a pena viver?'”

No entanto, segundo ele pr√≥prio, essa discuss√£o consigo mesmo, foi r√°pida. Pessoas que passaram por situa√ß√Ķes semelhantes, que foram voluntariamente ao meu encontro, traziam hist√≥rias de vida, de supera√ß√£o, de volta por cima. √Č uma bagagem, uma informa√ß√£o que voc√™ usa a seu favor para superar adversidades”.

Sucesso

O LIDE Semin√°rio foi considerado um sucesso por autoridades e empres√°rios. “O evento foi importante porque trouxe uma grande lideran√ßa nacional na √°rea de esportes para falar de supera√ß√£o. Certamente foi o evento em que o palestrante foi mais bem reconhecido. Todos no final o aplaudiram de p√©, foi muito bonito. Ele √© uma hist√≥ria de vida”, declarou o presidente do LIDE Litoral Paulista, Jarbas Vieira Marques J√ļnior.

O Grupo Liberado Junior de Comunicação é media partner do evento e marcou presença com o diretor de redação Liberado Junior.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Para o diretor comercial da Blue Med, Rog√©rio Martins, a palestra de Lars Grael tem tudo a ver com as a√ß√Ķes que a empresa de planos de sa√ļde tem promovido. “Fazemos um investimento grande na Baixada Santista para provar que o ser humano √© capaz de se superar, como o Lars, continuar evoluindo e ter qualidade de vida”.

Martins lembrou também que a Blue Med tem como bandeira o incentivo à prática esportiva e, por isso, apoia projetos como a primeira escola de surf sênior e a primeira escola de surf adaptado do mundo.

O ex-prefeito de Santos Jo√£o Paulo Tavares Papa parabenizou o LIDE Litoral Paulista pela iniciativa e falou da inspira√ß√£o que Lars √© para ele pr√≥prio, que tamb√©m √© praticante de vela. “Ele √© um homem preparado para as adversidades. Um homem que aposta no planejamento, que √© realizador. √Č um privil√©gio t√™-lo como um amigo. Ele demonstrou na palestra que conhece bem Santos e que aposta na Baixada Santista”.

 

Fotos: Alexandre Fernandes