PUBLICIDADE

Santos / Educação

Método de imersão ensina inglês para crianças de forma natural

Voc√™ j√° imaginou que seu filho pode estudar ingl√™s enquanto p√Ķe a m√£o na massa para aprender uma receita ou enquanto se diverte em uma aula de educa√ß√£o f√≠sica ao ar livre? Pois √©, aprender uma nova l√≠ngua em uma sala de aula tradicional, com livros, cadernos e decorebas sempre foi um desafio para as crian√ßas, principalmente agora para esta nova gera√ß√£o de nativos digitais, que pedem por modelos mais atrativos e interessantes para atrair suas aten√ß√Ķes.

Mas, como ensinar uma segunda l√≠ngua de forma natural? No m√©todo de imers√£o, as crian√ßas aprendem ingl√™s assim como aprendem o idioma nativo. Segundo Geiry Amaral, diretora pedag√≥gica da You In School English e especialista em bilinguismo, o processo de aquisi√ß√£o da linguagem √© inconsciente e acontece quando as crian√ßas aprendem por meio da experimenta√ß√£o e viv√™ncia de situa√ß√Ķes reais. ‚ÄúDesta forma, os alunos encaram as aulas com muita naturalidade e interesse. Quando est√£o envolvidos em atividades de aprendizagem que despertam seu interesse, se envolvem e participam com alegria e entusiasmo em qualquer que seja a l√≠ngua que esteja sendo usada. O ingl√™s ent√£o se torna o meio pelo qual as atividades s√£o proporcionadas e, assim, as crian√ßas acabam adquirindo a l√≠ngua de forma natural e intuitiva‚ÄĚ, explica.

Para que a crian√ßa se interesse pelo aprendizado de uma segunda l√≠ngua, √© importante que ela seja exposta a atividades de interesse e relev√Ęncia para as diferentes idades. A conta√ß√£o de hist√≥rias √© uma atividade muito rica que proporciona a aquisi√ß√£o de vocabul√°rio e desperta o gosto pela leitura. O professor se utiliza da dramatiza√ß√£o para envolver as crian√ßas, que participam ativamente da atividade. Outras t√©cnicas envolvem aulas com m√ļsica e express√£o corporal, al√©m de educa√ß√£o nutricional, culin√°ria, conscientiza√ß√£o ambiental, artes e educa√ß√£o f√≠sica. 

Quando a crian√ßa √© exposta a situa√ß√Ķes reais, a linguagem se torna o meio pelo qual tudo acontece e isso √© que faz com que o aluno desenvolva a flu√™ncia no segundo idioma. Ela usa a l√≠ngua com propriedade para que a comunica√ß√£o aconte√ßa e a√≠ ent√£o o processo se completa. Os temas das atividades e as atividades pautadas pelas √°reas do conhecimento permitem que as atividades sejam relevantes e ricas para as crian√ßas que ent√£o se expressam com naturalidade.