PUBLICIDADE

Santos / Educação

Prefeitura de Santos inicia reforma da UME dos Andradas I e II

Da Redação

Para garantir a segurança e o conforto dos 626 alunos e dos funcionários, começou na segunda quinzena de novembro a obra na UME dos Andradas I e II, construção da década de 1970. Os serviços envolvem reforma da cobertura, muros e fachadas das duas unidades e vão de encontro a uma reivindicação feita pelos pais de alunos e moradores.

Os serviços iniciaram pelo prédio administrativo do Andradas II que foi esvaziado e totalmente isolado do restante da área onde os alunos estão tendo aulas. No período de férias escolares, as obras avançarão por outras áreas.

Localizadas na Rua Almirante Ernesto de Mello Junior, nº 130 e 150, no bairro Aparecida, as escolas atendem 306 alunos de Berçário I até Pré-escola (Andradas I) e 320 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (Andradas II).

DEMOLIÇÃO E LIMPEZA

Os serviços iniciais são a demolição de parte de um dos telhados da UME Andradas II, com limpeza do local, e início da reforma na fachada, explica a engenheira Viviane Scalia Veloso Pereira. “As próximas etapas previstas incluem a finalização da estrutura de madeira do telhado, instalação da cobertura com telhas e impermeabilização das calhas”.

A obra é gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações e executada pela Hebrom Construções, vencedora da licitação. A empresa deverá entregar as escolas reformadas em oito meses fornecendo equipamentos, material e mão de obra, ao custo de R$ 2,6 milhões. Os recursos são da Secretaria de Educação.

REPARAÇÃO ESTRUTURAL

Na parte da cobertura das duas unidades de ensino serão realizados serviços de reparação estrutural, com a troca de todo o telhado, novo Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (para-raios), reforma total do reservatório de água superior e drenagem de águas pluviais.

Os alambrados serão trocados, os muros receberão nova pintura e as fachadas passarão por reforma geral, com nova textura acrílica. O projeto da primeira etapa de obras na escola prevê ainda a construção de um novo refeitório infantil no Andradas II, coberto e totalmente acessível. Para tanto, já foi feita a sondagem do solo, visando a elaboração do projeto estrutural.

Foto: Rogério Bonfim/PMS