PUBLICIDADE

Santos / Esporte

Largada da Regata Santos-Rio traz beleza em dia ensolarado

Da Redação

Foi dada a largada para a 70ª edição da Regata Santos РRio, a mais tradicional e difícil regata de Vela de Oceano do Brasil. A disputa conta com mais de 70 barcos na raia superando de longe o recorde de 55 barcos da edição do ano 2000, veleiros de vários estados, como  São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, e cerca de 500 velejadores distribuídos por todo o país.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Os barcos disputam as categorias ORC, IRC, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos e Mini-Transat. Lembrando que a vela de oceano estará no programa dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

A largada foi ao meio-dia, da Ba√≠a de Santos, ap√≥s um desfile com presen√ßa do famoso Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, que deu uma salva de canh√£o para todos os veleiros campe√Ķes da hist√≥ria da regata presentes.

Participantes

A competi√ß√£o tem um enorme peso por contar com grandes velejadores do pa√≠s como o bicampe√£o ol√≠mpico, Torben Grael, vencedor de seis edi√ß√Ķes da Santos-Rio como comandante de barco com membros do programa Vela Jovem da CBVela incluindo o filho de Lars Grael, Nicholas, e Giovanna Prada, filha do medalhista ol√≠mpico Bruno Prada.

Filha de Torben, Martine Grael, campeã olímpica na Rio-2016, Lars Grael, duas vezes medalhista de Bronze, além de Kiko Pelicano, Isabel Swan, estes dois medalhistas de Bronze olímpicos, estão na disputa.

Social

O evento traz ainda dois barcos, Bravo e Sexta-Feira, com doze tripulantes de projetos sociais de Vela, o Grael, de Niterói (RJ), e Navega São Paulo, de Praia Grande, a maioria de comunidades carentes e que arrecadaram dinheiro por uma vaquinha virtual para estarem na competição.

Veleiros cl√°ssicos tamb√©m ser√£o brindados e v√£o disputar o trof√©u La Belle Classe oferecido pelo Iate Clube de Santos em parceria com o Yacht Club de M√īnaco que realiza a regata mais antiga do mundo.

Já o veleiro Aventura, de 1957, é o mais antigo da raia. De madeira e reformado há dois anos, ele é um destaque à parte. Foram 40 anos competindo no Rio Grande do Sul, onde foi construído, e desde 2008 está baseado em Angra dos Reis (RJ).

Organização

A Regata Santos-Rio é organizada pelo Iate Clube de Santos, Iate Clube do Rio de Janeiro e apoios da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, CBVela e Prefeitura de Santos.