Da Redação
Foi dada a largada para a 70ª edição da Regata Santos – Rio, a mais tradicional e difÃcil regata de Vela de Oceano do Brasil. A disputa conta com mais de 70 barcos na raia superando de longe o recorde de 55 barcos da edição do ano 2000, veleiros de vários estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, EspÃrito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, e cerca de 500 velejadores distribuÃdos por todo o paÃs.
Os barcos disputam as categorias ORC, IRC, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos e Mini-Transat. Lembrando que a vela de oceano estará no programa dos Jogos OlÃmpicos de 2024, em Paris.
A largada foi ao meio-dia, da BaÃa de Santos, após um desfile com presença do famoso Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, que deu uma salva de canhão para todos os veleiros campeões da história da regata presentes.
Participantes
A competição tem um enorme peso por contar com grandes velejadores do paÃs como o bicampeão olÃmpico, Torben Grael, vencedor de seis edições da Santos-Rio como comandante de barco com membros do programa Vela Jovem da CBVela incluindo o filho de Lars Grael, Nicholas, e Giovanna Prada, filha do medalhista olÃmpico Bruno Prada.
Filha de Torben, Martine Grael, campeã olÃmpica na Rio-2016, Lars Grael, duas vezes medalhista de Bronze, além de Kiko Pelicano, Isabel Swan, estes dois medalhistas de Bronze olÃmpicos, estão na disputa.
Social
O evento traz ainda dois barcos, Bravo e Sexta-Feira, com doze tripulantes de projetos sociais de Vela, o Grael, de Niterói (RJ), e Navega São Paulo, de Praia Grande, a maioria de comunidades carentes e que arrecadaram dinheiro por uma vaquinha virtual para estarem na competição.
Veleiros clássicos também serão brindados e vão disputar o troféu La Belle Classe oferecido pelo Iate Clube de Santos em parceria com o Yacht Club de Mônaco que realiza a regata mais antiga do mundo.
Já o veleiro Aventura, de 1957, é o mais antigo da raia. De madeira e reformado há dois anos, ele é um destaque à parte. Foram 40 anos competindo no Rio Grande do Sul, onde foi construÃdo, e desde 2008 está baseado em Angra dos Reis (RJ).
Organização
A Regata Santos-Rio é organizada pelo Iate Clube de Santos, Iate Clube do Rio de Janeiro e apoios da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, CBVela e Prefeitura de Santos.