PUBLICIDADE

Santos / Festas Populares

Parada de Natal emociona milhares de crianças e adultos no Centro de Santos

Da Redação

Foi ao som de ‘Anoiteceu’ e com uma multidão seguindo o cortejo, entoando o maior clássico natalino verdadeiramente brasileiro, que terminou, na noite deste domingo (19), a Parada de Natal, emocionando milhares de adultos e encantando as crianças, no Centro Histórico.

Integrada por cinco carros alegóricos iluminados – um deles lançando neve artificial sobre o público – e 10 alas, cada uma com 10 personagens ricamente vestidos e em coreografias caprichadas, a parada envolveu cerca de 200 profissionais, entre bastidores e elenco, reunidos pela Companhia Brasileira de Cultura (CBC), de São Paulo, responsável pelo espetáculo.

Vinte integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí (SP) abriram o cortejo interpretando Jingle Bell, seguidos dos carros alegóricos, com figuras que alcançavam quatro metros de altura e ocupavam os dois metros de comprimento dos quadripés.

Decoração

Os carros representavam cenas típicas da época: Presépio, Brilho de Natal (ursinhos), Quebra-Nozes (soldadinhos de chumbo), Encantamento Natalino (ursos e bonecos de neve) e Alegoria de Papai Noel, com o bom velhinho em seu trenó, tocando sino e acenando para o público. Já as alas simbolizavam árvores de Natal, velas, soldadinhos, noeletes e até o homem de gengibre, representando o típico biscoito natalino dos EUA. A interação dos personagens com as crianças marcou a passagem de todas as alas.

“Foi lindo, né, filha?”, perguntou Jéssica Garcia, moradora do Embaré, que levou Olivia e a prima Cecília, ambas com três anos, para assistir à parada. As meninas, afirmou a mãe, se encantaram com os personagens e com a evolução do espetáculo. Dalva Amância, 67 anos, de Vicente de Carvalho, foi surpreendida pela festa. “Fui à rodoviária pegar passagem e, na volta, vi o espetáculo e resolvi ficar”, comentou, elogiando o que presenciou. “Foi lindo mesmo. Adoro essa época.”

Márcia Silva, moradora da Aparecida, marcou o primeiro Natal da filha Luara, de cinco meses, com muitas fotos da parada, dos personagens e da festa de luzes da Praça Mauá. André Luiz Firmino, do Macuco, chegou a se emocionar e não parou de chamar a atenção da filha Helena, de oito anos, para que ela não perdesse nenhuma cena do cortejo natalino. “Olha, filha, os ursinhos! Olha, Helena, o boneco de neve! Olha o Papai Noel, filha! Dá tchau pra ele!”. André reconheceu que, certamente, ele curtiu muito mais do que a menina e, com os olhos marejados, disse ter lembrado de sua infância.

Jorge Freitas, muticampeão do carnaval paulistano, foi o responsável pelas fantasias e assinou também a criação artística do espetáculo, acompanhado também por Troy de Oliveira, diretor do barracão, e pela presidente da CBC e idealizadora da parada, Roseane Paraguassu.

A Parada de Natal, que integra o Natal Criativo da Prefeitura, foi promovida pela BTP Terminais e ABA Infraestrutura e Logística, por meio da Lei de Incentivo Fiscal à Cultura. A realização envolveu as secretarias de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e Cultura (Secult).

A programação do Natal Criativo segue até quinta-feira (23). Confira neste link.

Foto: Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos