PUBLICIDADE

Santos / Festas Populares

Santos prepara atrações culturais para o Bicentenário da Independência

Da Redação

Uma série de ações artísticas, culturais e de zeladoria marcará as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, em Santos.

Em reunião nesta terça-feira (5), no Paço Municipal, ficou definido que as festividades de setembro contarão com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, companhias teatrais, escolas de samba, além da revitalização de pontos turísticos como as praças da Independência (Gonzaga), e Barão do Rio Branco, o Panteão dos Andradas e a Rua XV de Novembro (todos no Centro). A programação contempla, ainda, um concurso de redação alusivo a José Bonifácio, Patriarca da Independência.

As atrações artístico-culturais acontecerão no Centro de Santos. A Sinfônica dará concerto na Praça Mauá, com projeção mapeada que percorrerá importantes capítulos da história do País. Também estão previstos, no Teatro Guarany, debates e painéis sobre a Independência, com participações de grandes nomes da cultura nacional.

“O trabalho está voltado para a busca de recursos, tanto em parceria com o governo do Estado quanto com a iniciativa privada. Não se trata de uma festa da Prefeitura ou da Cidade, mas sim do Brasil”, salientou o prefeito Rogério Santos no encontro preparatório realizado na Sala de Situação da Prefeitura. A reunião contou com a participação de secretários municipais e representantes de instituições públicas e particulares.

A Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp – Campus da Baixada Santista), que colocou à disposição o Departamento de História da Arte, lançará uma plataforma digital com ênfase na Memória Santista. A Fundação Biblioteca Nacional (BN) sugeriu ações mútuas, no plano editorial, com exposições, digitalizações e apresentações de lives relativas à Independência do Brasil.

Foto: Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos/Arquivo