Da Redação
Copos descartáveis serão excluÃdos das repartições públicas municipais de Santos, exceto nos locais de atendimento ao público. A medida, que atende ao Decreto no 8.476, de 2019, havia sido temporariamente suspensa devido à pandemia de covid-19.
Para suprir os recipientes descartáveis, a Prefeitura está adquirindo, por meio de licitação, 12 mil canecas de porcelana (300 ml) e 12 mil squeezes – garrafas de 500 ml, com bico para beber diretamente.
O investimento será de R$ 152.820,00 e ocorrerá de forma seccionada pela Secretaria de Gestão (Seges), de acordo com os valores empenhados por cada órgão. Desta forma, os itens serão gradativamente distribuÃdos aos funcionários públicos. As primeiras unidades começaram a ser entregues na semana passada.
Segundo o decreto, os setores que ainda necessitarem dos copos descartáveis deverão apresentar justificativa técnica, que será avaliada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). A expectativa é de que a medida gere uma redução inicial de 60% do consumo de descartáveis.
Foto: Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos