PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Guardas municipais de Santos iniciam treinamento para porte de arma de fogo

Da Redação

A Guarda Civil Municipal de Santos iniciou nesta semana um treinamento para porte de arma de fogo. A capacitação, que segue até o final do ano, permitirá que um total de 100 agentes estejam prontos para utilizar o armamento institucional. O uso desse dispositivo no Município foi autorizado em lei (1.061), em 30 de outubro de 2019.

A primeira turma, com 35 integrantes, recebeu instru√ß√Ķes nesta semana, em Guaruj√°, munic√≠pio com o qual a Secretaria de Seguran√ßa de Santos estabeleceu acordo de coopera√ß√£o t√©cnica. O treinamento, que cumpre crit√©rios estabelecidos por meio de um conv√™nio com a Pol√≠cia Federal, ter√° dura√ß√£o de duas semanas, com carga hor√°ria de 160 horas, distribu√≠das entre aulas te√≥ricas, que ir√£o at√© o dia 15.

Do dia 18 at√© o pr√≥ximo dia 22, acontecem as aulas pr√°ticas, nas quais os guardas civis v√£o conhecer os procedimentos de montagem e desmontagem das armas. No √ļltimo dia de instru√ß√£o, os agentes passar√£o pelos exerc√≠cios pr√°ticos e avalia√ß√£o de tiro. Assim que todo este processo for conclu√≠do, a corpora√ß√£o receber√° da Pol√≠cia Federal a autoriza√ß√£o para o porte.

Antes das aulas teóricas, em agosto, os agentes passaram por avaliação psicológica, o que também é uma exigência da lei municipal.
Na aula inaugural desta sexta-feira (8), os agentes tiveram conhecimento sobre o manuseio de arma de fogo, al√©m de no√ß√Ķes de legisla√ß√£o referente √†s regras de seguran√ßa e as exig√™ncias de posse e uso de armamento.

Primeira mulher

A Inspetora-chefe da GCM em Santos, Benedita Lopes Ara√ļjo, 36 anos de corpora√ß√£o, √© a primeira mulher a participar do curso. ‚ÄúEstou numa expectativa muito grande, pois acompanhei a evolu√ß√£o da corpora√ß√£o ao longo desses anos. Este curso ir√° engrandecer ainda mais a institui√ß√£o da Guarda Municipal‚ÄĚ, disse.

Foto: Rogério Bomfim/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos