PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Polícia Federal deflagra operação Laços de Sangue; Santos é um dos alvos de ordens judiciais

Da Redação

A Pol√≠cia Federal deflagrou nesta quinta-feira (2) a Opera√ß√£o La√ßos de Sangue para o cumprimento de 13 mandados de pris√£o tempor√°ria e 21 mandados de busca e apreens√£o, relacionados a inqu√©rito que investiga o contrabando de migrantes de Bangladesh para os Estados Unidos, com passagem pelo Brasil, mediante utiliza√ß√£o fraudulenta do instituto humanit√°rio do ref√ļgio.

Santos √© uma cidades nas quais est√£o sendo cumpridas ordens judiciais. As outras s√£o: Salto (SP), S√£o Paulo e Uberl√Ęndia (MG).

Os crimes investigados s√£o os de associa√ß√£o criminosa (art. 288 do C√≥digo Penal) e promo√ß√£o de migra√ß√£o ilegal (art. 232-A, ¬ß¬ß 1¬ļ e 2¬ļ, II, do C√≥digo Penal).

A opera√ß√£o contou com o apoio da Coordena√ß√£o-Geral de Repress√£o a Crimes contra o Meio Ambiente e Direitos Humanos da Pol√≠cia Federal (CGMADH) e com a coopera√ß√£o da Ag√™ncia de Investiga√ß√Ķes de Seguran√ßa Interna (Homeland Security Investigations ‚Äď HSI) da Embaixada dos Estados Unidos.

 - REVISTA MAIS SANTOS

A cooperação policial internacional permitiu identificar vítimas do grupo investigado, que foram presas ao tentarem ingressar ilegalmente em território norte-americano, bem como remessas de valores entre Brasil, Estados Unidos e países das rotas mais comuns do contrabando de migrantes.

A investiga√ß√£o, iniciada a partir de Relat√≥rio de Intelig√™ncia Financeira do COAF, tem como foco os respons√°veis pela solicita√ß√£o de ref√ļgio antes mesmo do ingresso dos migrantes em territ√≥rio nacional, al√©m dos respons√°veis pela log√≠stica relacionada ao transporte de Bangladesh para o Brasil, alojamento tempor√°rio, regulariza√ß√£o da situa√ß√£o migrat√≥ria e transporte para a fronteira com outros pa√≠ses da rota do contrabando de migrantes.

O nome da operação está relacionado ao vínculo entre os migrantes contrabandeados e seus parentes que permaneceram em Bangladesh e ficam responsáveis por honrar o pagamento devido ao contrabandista.

O nome tamb√©m remete √† pr√°tica, por parte de alguns investigados, da simula√ß√£o de casamentos e uni√Ķes est√°veis com o objetivo de viabilizar a obten√ß√£o de autoriza√ß√£o de resid√™ncia de estrangeiros no Brasil.

Foto: Divulgação Polícia Federal