PUBLICIDADE

Santos / Porto

Porto de Santos recebe navio cargueiro de 366 metros

Constru√≠da em 2018, a embarca√ß√£o tem capacidade para transportar at√© 14,4 mil TEUs (cont√™iner padr√£o de 20 p√©s) em uma √ļnica viagem e 139, 7 mil toneladas.

 

Foto: Felipe Sant’Ana / TCP

Da redação 

O Porto de Santos, o maior da América Latina, recebeu nesta quinta-feira (31), às 10h30, o navio cargueiro MSC Natasha XIII, que tem 366 metros de comprimento e 48 de largura, sendo considerado o maior a entrar no complexo portuário na história.

Ele atracou no espaço do Brasil Terminal Portuário, à margem direita do Porto, em uma área projetada de 430 mil m².

Constru√≠da em 2018, a embarca√ß√£o tem capacidade para transportar at√© 14,4 mil TEUs (cont√™iner padr√£o de 20 p√©s) em uma √ļnica viagem e 139, 7 mil toneladas. O navio tem bandeira da Lib√©ria, na √Āfrica.

Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), até então, o maior navio a atracar em Santos tinha sido o CMA CGM Vela, em outubro de 2022. A embarcação tem 347 metros e capacidade para 11 mil TEUs.

Para o presidente da APS, Anderson Pomini, a chegada de navios de 366 metros √© uma conquista da APS ‚Äď marcando a celebra√ß√£o dos 132 anos do Porto de Santos -, do Minist√©rio de Portos e Aeroportos e de toda comunidade portu√°ria: ‚ÄúO Porto de Santos comprova que est√° entre os melhores do mundo e o Governo Federal est√° empenhado em melhorar a infraestrutura com obras importantes, como a dragagem de aprofundamento e manuten√ß√£o, a melhoria e amplia√ß√£o das perimetrais, a constru√ß√£o do t√ļnel Santos-Guaruj√°, a implanta√ß√£o da pera ferrovi√°ria e tantas outras. Dou os parab√©ns √† MSC pelos esfor√ßos para chegarmos a este momento hist√≥rico, bem como √† BTP, que preparou seu terminal com muita efici√™ncia para receber essa nova classe de navios. O Brasil e o mundo ganham com esta conquista‚ÄĚ, afirmou Pomini.

Ficha técnica do MSC Natasha XIII:

‚Äď Ano de constru√ß√£o: 2018
‚Äď Capacidade de carregamento: 14.432 TEUs
‚Äď LOA: 366 metros
‚Äď Boca: 48,20 metros
‚Äď DWT: 139,7 mil toneladas
‚Äď Quantidade de tomadas para cont√™ineres refrigerados: 1.050