Da Redação
A segunda Blitz Covid-19 realizada pela Prefeitura de Santos, que neste final de semana está atendendo os moradores dos morros com testagem rápida, já examinou 3.829 moradores. A mobilização também acontece neste no domingo (28), das 8h às 14h, em sete pontos (endereços abaixo), com participação de aproximadamente 400 servidores municipais, para atendimento dos cerca de 40 mil moradores dos 17 morros de Santos.
Do total de testes rápidos realizados neste sábado (27), 433 (11,3%) deram resultado positivo com anticorpos IgM (fase aguda da infecção) e os munÃcipes foram encaminhados para a realização do teste RT-PCR (laboratorial) na rede municipal, para a confirmação do diagnóstico.
Outros 576 resultados positivos apresentaram anticorpos IgG (fase de cura), ou seja, pessoas já tiveram contato anterior com o vÃrus, mas não estão doentes no momento.
O secretário de Saúde, Fábio Ferraz, afirmou que a expectativa é realizar de 8 mil a 10 mil testes nos dois dias. “Nosso grau de testagem já é bem elevado, 15% da população, uma referência nacional. Assim podemos traçar o perfil epidemiológico e verificar o comportamento do vÃrus.”
São testados munÃcipes com sintomas da doença como febre, alterações respiratórias, quadros gripais e perda de olfato e do paladar. É preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em Santos.
Na primeira Blitz Covid-19, realizada no último final de semana na Zona Noroeste, foram realizados 12.264 testes rápidos, com 1.332 resultados positivos (10,9%).
Como é feito
Logo que chegam, as pessoas fazem um cadastro com dados pessoais. Depois, passam por medição de temperatura a distância (termômetro de testa) e, em seguida, submetem-se ao teste rápido, que consiste na análise de sangue após pequeno furo no dedo. O exame indica se a pessoa já teve contato com o vÃrus antes ou está produzindo anticorpos para combater o vÃrus no seu organismo.
Na sequência, recebe um kit de higiene preparado pela equipe do Fundo Social de Solidariedade, contendo um frasco de álcool em gel de 100 ml, um pote de creme hidratante, um sabonete em barra, um tubo de creme dental e uma escova de dentes. Junto com o kit, é entregue um informativo sobre o atendimento no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
O resultado é informado cerca de 40 minutos depois por meio do telefone cadastrado. Quem tiver resultado positivo é orientado pelos técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) sobre os primeiros procedimentos, isolamento domiciliar e orientação para a realização do exame RT-PCR (laboratorial) na rede municipal.
 Locais
- Vila Criativa Penha – Rua Brigadeiro Newton Braga, 39
- Vila Criativa Vila Progresso – Rua Três s/nº
- Juventude E.C. – Av. Prefeito Antônio Manoel de Carvalho, 1.788 (Nova Cintra)
- Centro Cultural, Esportivo e TurÃstico do Morro do São Bento – Rua São Luiz s/nº.
- PoliclÃnica Morro Santa Maria – Rua 10 s/nº
- UME Mário Alcântara – Rua Mansueto Pierotti, 75 (Valongo)
- PoliclÃnica Morro José Menino – Rua Dr. Carlos Alberto Curado, 77A
Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Santos