PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Gapa vai celebrar Dezembro Vermelho em parceria com a Prefeitura de Santos

Da Redação

O Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a Aids, cuja data mundial é celebrada no dia 1º, terá diversas atividades em Santos. O Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista – Gapa/BS estabeleceu parceria com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em apoio ao Fórum “Fique Sabendo”, que será realizado das 19, às 22 horas, no auditório da UNIP.

A parceria de colaboração foi firmada entre a coordenadora do SAE, Cristiane Porto, e a presidente do Gapa, Nanci Alonso. Em pauta – na programação que segue até o dia 7 – estão palestras; ações de testagem em diferentes pontos da Cidade; diagnóstico precoce e encaminhamento ao serviço de referência para tratamento; além de caminhada de conscientização sobre a importância da prevenção ao HIV (dia 4).

Atualização

No dia 1º – Dia Mundial de Luta Contra a Aids – o fórum reunirá agentes da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais ligados à temática, com palestras sobre atualização de dados epidemiológicos em nível nacional, estadual e municipal, bem como os desafios pós-pandemia. A partir das 18h haverá a entrega de material do evento, confirmação das inscrições e verificação do passaporte de vacinação Covid (mínimo duas doses).

O tema de abertura será “Discussão sobre contexto epidemiológico do HIV e principais desafios pós-pandemia”, com a participação do infectologista Marcos Caseiro e outros convidados. Durante a programação serão disponibilizadas testagens HIV e Sífilis, bem como vacinação contra Covid. Além do Gapa, o Fórum “Fique Sabendo” conta com o apoio da Deab, Programa Jovem Dr, Gsk, UNIP e Coform.

Todos os participantes serão submetidos a testagem para Covid, para garantir a segurança do grupo. O Gapa participará também com a distribuição de farto material informativo, material de apoio ao evento e a presença de sua equipe técnica para fortalecer e divulgar as orientações que serão transmitidas.

Foto: Reprodução