PUBLICIDADE

Santos / Sa√ļde

Sábado tem Dia D do Outubro Rosa e Dia V da Multivacinação em Santos

Da Redação

O s√°bado (16) √© um grande dia da sa√ļde em Santos: as unidades est√£o abertas para as atividades do Dia D do Outubro Rosa, de conscientiza√ß√£o para a detec√ß√£o precoce dos c√Ęnceres ginecol√≥gicos, e tamb√©m para o Dia V da Campanha de Multivacina√ß√£o, para a atualiza√ß√£o das carteirinhas vacinais de crian√ßas e adolescentes.

As policl√≠nicas estar√£o abertas (exceto Areia Branca, Alemoa e Porto),¬† at√© √†s 16h30, para coleta de Papanicolau, exame das mamas, solicita√ß√£o de mamografia, a√ß√Ķes de promo√ß√£o √† sa√ļde com atividades f√≠sicas, palestras e atendimentos de beleza e autoestima. No mesmo per√≠odo, tamb√©m ser√£o oferecidos todos os imunizantes para atualiza√ß√£o da carteira vacinal das crian√ßas e adolescentes.

As vacinas oferecidas são a BCG, hepatite A, poliomielite (inativada e atenuada), rotavírus humano, difteria, tétano, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, HPV, pneumo 10 valente, pentavalente (DTP+Hib+Hb), meningocócica, meningo ACWY e varicela.

Mobilização

“Ser√° um dia de mobiliza√ß√£o em favor do bem-estar e da sa√ļde. Convidamos as fam√≠lias a procurarem as unidades para que todos sejam beneficiados, mulheres, crian√ßas e adolescentes. A detec√ß√£o precoce dos c√Ęnceres ginecol√≥gicos aumenta a possibilidade de cura. J√° as vacinas s√£o as melhores formas de preven√ß√£o a doen√ßas: a redu√ß√£o de casos e √≥bitos por covid-19 ap√≥s a vacina√ß√£o em massa √© a maior prova disso”, destaca o secret√°rio de Sa√ļde em exerc√≠cio, Denis Valejo.

Conforme o Documento T√©cnico do Centro de Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica do Governo do Estado, para a atualiza√ß√£o da vacina√ß√£o de adolescentes de 12 a 14 anos com vacinas inativadas do Calend√°rio de Vacina√ß√£o n√£o √© preciso aguardar os 14 dias do intervalo da vacina contra a covid-19 (Pfizer). As gestantes adolescentes n√£o poder√£o tomar a vacina HPV, porque n√£o h√° estudos conclusivos, at√© o momento, sobre o uso desse imunizante em gr√°vidas.

Mais Outubro Rosa 

O Instituto da Mulher e Gestante (Av. Conselheiro Nébias, 453 РEncruzilhada) também tem programação para este sábado. Até às 9h30, haverá um mutirão de consultas de mastologia para pacientes com encaminhamento e previamente agendadas.

Será ainda inaugurado, às 10h, um mural grafitado pelo artista Catts, alusivo à Campanha Outubro Rosa e oferecido gratuitamente pelo artista à Cidade.

Na sequ√™ncia, pacientes do Instituto da Mulher que est√£o com suspeita ou em tratamento de c√Ęncer de mama participam de palestras e roda de conversa. O mastologista Marco Ant√īnio Dugatto dar√° orienta√ß√Ķes sobre os aspectos que devem ser observados durante o tratamento da doen√ßa, os cuidados com alimenta√ß√£o e esclarecimento de d√ļvidas.

A assistente social Lygia Santiago Santana e a psicologa √Črika Perina Motoyama promovem roda de conversa sobre outras implica√ß√Ķes do c√Ęncer de mama. Haver√° palestra sobre sangramento uterino anormal.

Foto: Divulgação/Arquivo PMS