PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Santos inicia temporada de mutirões contra o Aedes aegypti nesta quarta

Da Redação

O bairro Aparecida será o primeiro de Santos a passar por uma grande varredura contra o mosquito Aedes aegypti neste ano. Nesta quarta-feira (5), 87 agentes de combate a endemias percorrerão os imóveis do bairro, a partir das 9h, em esquema de mutirão.

O objetivo é eliminar situações que favoreçam a proliferação do inseto transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Em 2021, 855 focos com larvas foram eliminados nos mutirões realizados pela Prefeitura. Devidamente uniformizados e identificados com crachá, os agentes orientam a população a como manter os ambientes livres de criadouros.

A programação de mutirões está definida até o final de fevereiro, com foco nos bairros da orla, que concentram número maior de turistas e, em fevereiro, na Zona Noroeste (veja abaixo). Em caso de chuva, a ação é reagendada.

Em 2021, foram confirmados 7.315 casos de chikungunya e 4.418 casos de dengue em Santos, a maior parte entre os meses de março e abril. No verão, a tendência é de que os casos dessas doenças sejam mais frequentes, pelo aumento da população flutuante na Cidade e pela frequência de sol forte e chuva.

O ovo do mosquito pode permanecer ativo por cerca de um ano em ambiente seco. A água e o sol forte favorecem a eclosão. A chuva também pode gerar situações de água acumulada, onde o o mosquito fêmea deposita os ovos. Ela pode gerar até 450 ovos, depositando de 60 a 120 ovos por vez, mas não faz a desova em um só lugar. Ao distribuir os ovos em diversos criadouros, ela garante a dispersão e a preservação da espécie.

“É muito importante que a população colabore e atenda a nossa equipe. Nossa experiência mostra que a maior parte dos criadouros está dentro das residências, sendo necessária atenção constante”, alerta o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

Programação dos mutirões
05/01 – Aparecida
12/01 – Boqueirão
19/01 – Embaré
25/01 – Pompeia/José Menino
02/02 – Gonzaga
09/02 – Ponta da Praia
16/02 – Castelo
23/02 – Areia Branca

DICAS PARA EVITAR CRIADOUROS DO MOSQUITO
Elimine toda a situação que acumule água
Coloque tela nos ralos
Deposite água sanitária ou sal grosso uma vez por semana nos ralos
Remova folhas e sujeiras que impeçam a água de fluir pelas calhas
Não deixe a água acumular sobre a laje
Coloque areia no pratinho da planta
Caso tenha acumulado água no pratinho, lave com escova e sabão para remover eventuais ovos
Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada

Foto: Susan Hortas/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos