PUBLICIDADE

Santos / Sa√ļde

Santos iniciará testagem rápida de antígeno para frear terceira onda

Da Redação

Santos terá novos protocolos de atendimento à covid-19, a partir da próxima semana. A Prefeitura adquiriu testes rápidos de antígeno, que serão aplicados em doze policlínicas da Cidade (veja relação abaixo) em pacientes com suspeita de covid-19, já a partir do primeiro dia de sintomas. No caso de resultado positivo, também serão testados familiares que tiveram contato com o paciente.

O objetivo √© isolar os doentes e poss√≠veis contactantes infectados o mais cedo poss√≠vel, acompanh√°-los a cada dois dias, e intervir o mais breve poss√≠vel quando necess√°rio, seja por meio de medica√ß√£o para controle dos sintomas ou interna√ß√£o. Esta √© uma das estrat√©gias adotadas pela Prefeitura para frear a ‘terceira onda’ de contamina√ß√£o da doen√ßa.

De acordo com o prefeito Rogério Santos, o Município adquiriu mil testes com previsão de chegada para segunda-feira (7). O teste de antígeno, colhido com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe, permite que o resultado seja conhecido em apenas 15 minutos.

Atendimento

As doze policl√≠nicas que j√° realizam atendimento para pacientes com suspeita de covid-19, das 14h √†s 16h, passar√£o a atender no esquema porta aberta aos mun√≠cipes de Santos. Quem apresentar sintomas ser√° testado e, no caso de resultado positivo, ser√° isolado e passar√° a ser monitorado, diariamente, a dist√Ęncia. Tamb√©m ser√° feita uma busca ativa por familiares do paciente, que tamb√©m ser√£o submetidos ao teste.

No caso de agravamento do quadro clínico, o paciente será encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado, que funciona na da Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (Rua da Constituição, 556). Após avaliação, poderá ser encaminhado para exame de tomografia e, caso necessário, será disponibilizado oxímetro para acompanhamento da saturação de oxigênio do sangue. Se necessário, o paciente será encaminhado para internação hospitalar.

Novos protocolos

“Criamos esse novo protocolo de atendimento √† popula√ß√£o para atuar de forma r√°pida no acompanhamento de pessoas sintom√°ticas e assintom√°ticas e enfrentar o avan√ßo da pandemia, de maneira inteligente, enquanto n√£o temos todas as pessoas vacinadas. Hoje, 35% dos santistas j√° receberam a primeira dose da vacina, mas ainda n√£o √© o suficiente”, diz o prefeito Rog√©rio Santos.

“Estamos vendo uma terceira onda de contamina√ß√£o mais agressiva. Muitos jovens, sem comorbidades, vindo a √≥bito. Isso mostra que o v√≠rus mutou. Estamos realizando reuni√Ķes t√©cnicas com hospitais para novos protocolos pr√©-hospitalares e hospitalares para evitar que os pacientes cheguem at√© a UTI. Tamb√©m estamos conversando com os planos de sa√ļde para que invistam na testagem antecipada dos pacientes”, disse.

RELA√á√ÉO DE POLICL√ćNICAS

Morros
Policlínica Morro José Menino (Rua Carlos Alberto Curado, 77A)
Policlínica Jabaquara (Rua Vasco da Gama, 32)
Policl√≠nica Nova Cintra (Rua Jos√© Oz√©as Barbosa s/n¬ļ)
Policl√≠nica S√£o Bento (Rua das Pedras s/n¬ļ)

Centro
Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40)

Orla
Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728)
Pompeia (Rua Cear√°, 11)

Zona Noroeste
R√°dio Clube (Av. Hugo Maia s/n¬ļ)
Castelo (Rua Francisco de Barros Melo, 184)
S√£o Manoel (Pra√ßa Nicolau Geraigire s/n¬ļ)

√Ārea Continental
Caruara (Rua Andrade Soares s/n¬ļ)
Monte Cabr√£o (Av. Principal s/n¬ļ)