Os principais sintomas da tuberculose são a tosse contÃnua por mais de três semanas, além de febre, geralmente no perÃodo da tarde, e o emagrecimento sem causa aparente.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Da redação
Para chamar a atenção sobre a tuberculose, que tem cura após um tratamento de seis meses, Santos está convocando pessoas a fazerem o teste de tuberculose até sexta-feira (26). Os exames podem ser feitos diariamente nas policlÃnicas, das 7h à s 10h, ou na Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI), na Rua da Constituição, 556, no Paquetá, das 8h à s 11h.
A cada dia, um santista recebe o diagnóstico de tuberculose. Essa média diária registrada pela Secretaria de Saúde tende até a aumentar, conforme mais testes passem a ser feitos.
Secretário de Saúde, Denis Valejo explica que o resultado do exame feito nas unidades de saúde (policlÃnicas ou no CCDI) sai em três dias. “É importante as pessoas virem fazer o teste, porque quanto mais testes fizermos, mais casos descobrimos e mais tratamentos são realizados, impedindo novos contágiosâ€. No ano passado, Santos teve a confirmação de 490 casos de tuberculose. Este ano, o número já chegou a 116 casos.
A coordenadora do CCDI, Michelle Karine Cunha Ferreira informa que os principais sintomas da tuberculose são a tosse contÃnua por mais de três semanas, além de febre, geralmente no perÃodo da tarde, e o emagrecimento sem causa aparente. “Quem apresentar qualquer um dos sintomas, que podem ser associados ou não, deve procurar uma unidade básica de Saúde para fazer o exameâ€.