PUBLICIDADE

Santos / Sa√ļde

Santos suspende aulas em escola após surto de diarreia

83 pessoas entre estudantes e funcion√°rios, apresentarem sintomas de diarreia, na √ļltima semana.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Da redação

Ap√≥s um surto de virose na √ļltima semana, na Unidade Municipal de Ensino (UME) Jo√£o Papa Sobrinho, em Santos, as aulas foram suspensas temporariamente a partir desta segunda-feira (13).

83 pessoas, sendo 71 alunos e 12 funcion√°rios apresentaram os sintomas de diarreia. De acordo com a prefeitura, as aulas foram suspensas como uma medida de precau√ß√£o da Secretaria de Sa√ļde de Santos, por meio do Departamento de Vigil√Ęncia em Sa√ļde, para evitar o avan√ßo da doen√ßa.

Segundo den√ļncias, todas as crian√ßas precisaram ser hospitalizadas. Os pais e respons√°veis dos alunos questionaram os alimentos e a √°gua do local, que podem ter sido a causa do problema.

A dire√ß√£o da unidade comunicou os casos ao Programa Sa√ļde na Escola e para a Supervis√£o de Ensino, que tamb√©m monitoram a situa√ß√£o.

Na quarta-feira (8), depend√™ncias da unidade foram vistoriadas pelas Se√ß√Ķes de Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica (Seviep) e de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Sevisa), que n√£o identificaram poss√≠veis fontes de infec√ß√£o comum. N√£o foram identificadas situa√ß√Ķes irregulares quanto √† higiene, manipula√ß√£o, conserva√ß√£o e armazenamento de alimentos, bem como em rela√ß√£o aos paramentos obrigat√≥rios das equipes de limpeza e de cozinha.

A Secretaria de Educação (Seduc) também destaca que a caixa d’água da unidade foi vistoriada e não apresenta avarias, está devidamente vedada e limpa. De acordo com a prefeitura, nesta semana, a Sevisa fará a coleta de uma amostra da água da escola, que será encaminhada para análise no Instituto Adolfo Lutz.

A Seviep solicitou a coleta de amostras de fezes dos alunos e funcionários que apresentaram os sintomas para futura análise e identificação do agente etiológico do quadro diarreico.

Segundo administra√ß√£o municipal, a¬†institui√ß√£o de ensino permanecer√° sem aulas presenciais at√© que o per√≠odo de surto tenha passado. √ďrg√£os da Prefeitura de Santos seguir√£o com o monitoramento da unidade escolar ap√≥s o retorno das aulas presenciais.

Durante o per√≠odo de fechamento da escola, os alunos receber√£o atividades a serem executadas de forma remota. Os 360 alunos de 1¬ļ ao 5¬ļ ano do ensino fundamental v√£o permanecer em casa, para que possam estudar nos pr√≥ximos dias.