Da Redação
A Prefeitura de Santos informou que as vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas nas policlÃnicas aos trabalhadores da saúde devem se esgotar nesta quarta-feira (3). Às 11 da manhã, cerca de 4,3 mil doses estavam disponÃveis nas 12 policlÃnicas destinadas a este público (veja locais de vacinação abaixo). Ou seja, mais da metade do que foi disponibilizado no meio da tarde desta terça (2) já havia sido aplicado. A Secretaria de Saúde de Santos (SMS) aguarda nova remessa de doses por parte do Estado para dar continuidade à imunização deste público nos próximos dias.
Em algumas policlÃnicas, em especial as localizadas em bairros da região da Orla e da Zona Intermediária, foram registradas filas devido ao grande fluxo de interessados. Funcionários das unidades realizam triagem nas filas, com conferência de documentação, para dar mais agilidade à espera. Doses também foram remanejadas de unidades com maior disponibilidade de vacinas para aquelas que apresentaram demanda elevada.
Vale lembrar que todas as policlÃnicas têm equipe e salas especÃficas para realizar a vacinação contra a covid-19, de forma a não impactar a vacinação de rotina, que segue normalmente nas unidades.
Para ter acesso à vacina contra a Covid-19, o trabalhador da saúde deve levar documento com foto, comprovante de residência em Santos, e qualquer outro documento que comprove exercer atividade relacionada à saúde (comprovação do vÃnculo empregatÃcio com a instituição de Saúde, carteira de trabalho e holerite, por exemplo). Pessoas formadas na área da Saúde e que estão inativas não são consideradas nesta etapa de imunização.
De acordo com a terceira atualização do documento técnico da vacinação Covid-19, emitida pelo Estado de São Paulo no dia 31 de janeiro, são considerados trabalhadores da saúde todos aqueles que atuam em serviços relacionados a esta área, não necessariamente apenas os que têm formação nesta área. A SMS ressalta que 100% dos profissionais que atuam na linha de frente contra a covid-19 já foram vacinados nas duas últimas semanas com as doses que foram encaminhadas pela Prefeitura diretamente aos hospitais, unidades de pronto atendimento e ao Samu.
A SMS orienta os trabalhadores da saúde a realizar o pré-cadastro no site Vacina Já, do Estado. Assim, ao chegar na unidade, o trabalhador da saúde informa os seus dados e após a conferência dos documentos, é vacinado, sem necessidade de um novo cadastro.
Onde vacinar:
Zona Noroeste
Bom Retiro (Rua João Fracarolli s/nº)
Rádio Clube (Avenida Hugo Mais s/nº)
São Jorge/Caneleira (Rua Francisco Ferreira Canto, 351)
Orla
Embaré (Praça Coronel Fernandes Prestes, s/nº)
Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607)
Gonzaga (Rua Assis Correia, 17)
Ponta da Praia (Praça Primeiro de Maio s/nº)
Morros
Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)
Jabaquara (Rua Vasco da Gama, 32)
Centro
Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284)
Conselheiro Nébias (Av. Conselheiro Nébias, 457)
Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40)
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos