Da Redação
Mais um ponto da Cidade passa a contar com lombada para ampliação da segurança no trânsito. É a Praça Fernandes Pacheco, altura do nº 10, no Gonzaga, onde a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) concluiu, na quinta-feira (20), a pintura da sinalização da estrutura.
Esse é o segundo dispositivo instalado nos últimos dias. Na semana passada, esse mesmo tipo de redutor de velocidade foi colocado na Rua Governador Pedro de Toledo, aproximação com a Rua da Paz, no Boqueirão. Ainda no mesmo bairro, outra foi instalada na Rua Minas Gerais, altura da Rua Valdomiro Silveira.
No total, pelos diversos bairros da Cidade, incluindo morros e a Ãrea Continental, há cerca de 150 lombadas. Existem ainda 23 vias que contam com lombofaixa (combinação de lombada fÃsica com faixa de pedestre).
Estudos
Com o grande número de semáforos no viário santista, a CET tem optado por lombada, faixa elevada e outros recursos de sinalização para aumentar as condições de segurança para pedestres e também condutores em ruas e avenidas.
A definição quanto ao dispositivo a ser instalado é baseada em estudo desenvolvido pela área de planejamento e projetos, considerando critérios técnicos como volume de veÃculos e pedestres que circulam pelo local e ocorrência de acidentes, entre outros parâmetros.
Escola
A mais recente lombada foi implantada em área onde está situada a escola municipal Leonor Mendes de Barros, para coibir a velocidade dos veÃculos em trânsito pela Praça Fernandes Pacheco, que faz ligação com vias da área comercial do Gonzaga. A sinalização inclui a pintura do próprio dispositivo e de legenda de solo (Devagar/Lombada). Os serviços para instalação envolvem também a Secretaria de Serviços Públicos (pavimento).
Crédito da foto: Anderson Bianchi/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos