Caixotes, janelas, gavetas, cabeceiras. Essas e outras peças em madeira, comumente descartadas de forma irregular nas ruas, podem ser restauradas e ganhar novos usos. Um pedaço de janela pode virar um quadro, floreira, fruteira, sapateira ou quadro de avisos. Um simples caixote se torna peça importante para decorar um ambiente e, ao mesmo tempo, mantê-lo organizado ao ser utilizado para guardar objetos.
Esses são apenas alguns exemplos de transformações possÃveis que são ensinadas no curso de Reciclagem de Móveis na Vila Criativa do Mercado. Até o próximo dia 11, os interessados podem se inscrever. Basta comparecer a qualquer serviço da rede socioassistencial do MunicÃpio (Cras, Creas ou abrigos) e solicitar o encaminhamento. É necessário ser maior de 16 anos.
Lixa, tinta, pincel, tecido de chita e muita criatividade são os recursos necessários para a transformação dos materiais. A professora é a artista plástica Kátia Costacurta que, desde o inÃcio da carreira, há cerca de 30 anos, sempre teve o olhar apurado para o reaproveitamento de materiais.
Peças mais elaboradas, produzidas pelo curso de marcenaria da Vila Criativa, também recebem um toque especial dos alunos do curso de Reciclagem de Móveis, tornando-os mais coloridos.
“Percebo que os alunos costumam transformar a mobÃlia da casa e isso muda a forma como a famÃlia enxerga o lar, melhora a qualidade de vida ao ver a casa arrumada, bonita. Além da oportunidade de as pessoas passarem a trabalhar com reciclagem de móveis. É muito gratificante ver que a semente que a gente planta floresce de forma muito legalâ€, conta a professora, lembrando a história de uma aluna cuja renda obtida com a venda de caixotes decorados ajudou a sustentar as filhas.
O aluno Katiano Gomes de Pádua, de 44 anos, já tem experiência com marcenaria e vê a oportunidade de ampliar o conhecimento. “O curso me permite explorar um novo universo a partir da reciclagem de móveis, abre novas portas para o mercado de trabalho, como um complemento à profissão que já exerci. Não posso ficar preso a uma função apenas. O mercado exige um profissional multitarefasâ€, destaca.
O curso é realizado à s terças e quintas-feiras, das 8h15 à s 11h30, e das 13h15 à s 16h30 na Vila Criativa do Mercado (Praça Iguatemi Martins s/nº – Rua do Meio).
Outros cursos
Várias são as oportunidades que a Vila Criativa do Mercado oferece. Também estão com vagas abertas os cursos de Fibra da Bananeira e Sucata Criativa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3223-9573.